Pe. Rubens abr 22, 2019

Encenação emociona fiéis em Araraquara

Com Informações da Jornalista e Pasconeira Dani Silotto e Fotos de Neto Cicari da Pascom Paroquial

A Sexta-feira Santa foi de muita emoção em Araraquara, com a realização da 38ª Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida no Estádio do Botânico.

O evento contou com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa e do vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, que foram recepcionados pelo padre Nelson Ramos, Ecônomo da Diocese e Pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, responsável pela realização do evento, e pelo Padre Willian Henrique, vigário paroquial da igreja Nossa Senhora Aparecida.

Em sua fala, Dom Paulo Cezar compartilhou a alegria de estar presente junto com todo o povo de Deus neste evento de fé e da importância de revivermos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo de forma artística, cultural.

Refletindo sobre este momento tão especial, Dom Paulo Cezar ressaltou a ação de Jesus Cristo em nossas vidas atuais. “Jesus Cristo não está no passado. Ele fala aos nossos corações hoje. Ele interpela nossa vida de forma atual. Ele é presença viva, que nos faz experimentar o amor de Deus no hoje de nossa caminhada”.

Dom Paulo Cezar finalizou sua fala abençoando o espetáculo e o público presente.

Um espetáculo de fé e fraternidade

Realizada pela Associação Comunitária, Educativa, Cultural e Religiosa ENSA (Encenação Nossa Senhora Aparecida), a Encenação mais uma vez surpreendeu os presentes, com a utilização de belos cenários, coreografias, luzes e efeitos sonoros.

Contando com 120 participantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos, a Encenação trouxe à luz o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, proposta da Campanha da Fraternidade 2019, com discussões sobre problemas atuais da nossa sociedade.

Logo na entrada, o público era recebido com performances que traziam informações sobre os Direitos Humanos e os Direitos Constitucionais. O tema continuou a ser abordado durante o espetáculo, fazendo uma reflexão de como o flagelo do Cristo continua acontecendo nos dias atuais aos pequeninos, aos necessitados, aos mais fracos, aos pobres, além de questionar o nosso papel perante os flagelos da vida e daqueles que sofrem.

A apresentação de diversas passagens da Sagrada Escritura levaram cada fiel a um profundo mergulho no Mistério Pascal – a vida pública de Jesus, o Lava-pés, a Santa Ceia, o julgamento perante Pilatos, o flagelo, a morte de cruz e Sua Ressurreição, que nos trouxe a vida eterna e que foi encenada de forma apoteótica, com iluminação intensa e sob os aplausos emocionados do público.

A Encenação 2019 ainda trouxe novidades técnicas, como um intérprete de Libras – língua de sinais, e painel de LED que passava, ao vivo, cada cena realizada.

Além de ser um espetáculo de fé, a 38ª Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo também é um evento de solidariedade. Ao trocar seu quilo de alimento pelos ingressos, o público presente ajudou, de forma direta, instituições filantrópicas da cidade, que irão receber as doações. É a fé ao serviço do outro.

A Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo acontece desde 1982 na cidade de Araraquara. A partir de 1997, o espetáculo entrou para o Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Clique aqui e confira as fotos: