Pe. Rubens maio 2, 2019

Em Aparecida, missa no Santuário marca o início da 57ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Paulo Cezar Costa acompanhado de Dom Eduardo Malaspina e demais bispos do Brasil estão reunidos em Aparecida do Norte, São Paulo, onde participam da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AGCNBB). Para dar início aos trabalhos, uma missa foi celebrada no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, às 7h30, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de maio.

Durante a homilia, o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Dom Sergio da Rocha, pediu a oração dos fiéis pela unidade dos bispos reunidos e pelo bom êxito dos trabalhos durante a Assembleia Geral. “Em nome dos bispos aqui reunidos, eu peço encarecidamente a oração da Igreja e de todo o Brasil pela Assembleia Geral que está sendo iniciada. Esta é uma assembleia de especial importância, pois nela serão aprovadas as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os próximos quatro anos e nela serão eleitos os membros da presidência da CNBB e os presidentes das comissões episcopais e pastorais. Por isso, rezem pelos trabalhos pastorais”, disse.

Dom Sergio destacou, ainda, que são inúmeros os desafios enfrentados pela Igreja no Brasil e que o episcopado brasileiro reunido nesta assembleia buscará responder a eles. “A Igreja coloca-se à escuta do Senhor para melhor discernir o que Ele quer de nós no cumprimento do mandato do Seu Pai, de ir, de sair, de fazer discípulos e de testemunhar a Boa Nova”, afirmou.

A Assembleia tem início no dia dedicado a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. “Com São José nós queremos aprender sempre mais a ser justos, a viver na santidade no dia a dia da vida, nas diversas profissões, nos diversos estágios de vida. Recordemos que o Senhor da nossa Igreja, o Senhor no qual nós cremos e ao qual seguimos é chamado no Evangelho de ‘o filho do carpinteiro’”, disse Dom Sérgio, recordando de modo especial os trabalhadores mais fragilizados, os que sofrem com o desemprego e com a falta de condições dignas de trabalho. “A todos, as nossas orações, a nossa proximidade fraterna desejando-lhes paz e esperança no Senhor ressuscitado”, completou.

Com informações Portal A12