Pe. Rubens out 17, 2022

Em Aparecida acontece a 43 Assembléia das Igrejas Particulares do Regional Sul I

A Assembléia, que reúne todas as dioceses do Estado de São Paulo, expressa a Comunhão, a Participação e a Missão das nossas comunidades.

Tendo como tema central: “Comunidades Eclesiais Missionárias numa igreja Sinodal”, teve início dia 14, em Aparecida a 43 Assembléia das Igrejas Particulares do Regional Sul I da CNBB. A inspiração do tema ocorre à luz do Sínodo dos Bispos (2021-2023) “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, Participação e Missão “, proposto pelo Papa Francisco.

Esta Assembléia vem contribuir para a reflexão sobre a vida da Igreja, possibilitando a troca de experiências entre as dioceses, momento de escuta e encaminhamentos pastorais.

No primeiro dia, a reflexão girou em torno de uma “Análise de Conjuntura “, oferecendo uma visão crítica e consciente da realidade, nos vários aspectos: políticos, econômicos, sociológicos, culturais etc, em vista de estruturarmos e organizamos uma Pastoral Orgânica em nossa Igreja.

Participam da AIP os arcebispos, bispos, padres, coordenadores de pastoral e leigos. Todos representam a vida eclesial das seis arquidiocese e as 36 dioceses do Estado.

Os objetivos e as finalidades desta Assembléia buscam favorecer a formação de Comunidades Eclesiais Missionárias numa Igreja Sinodal.