Diocese São Carlos fev 2, 2018

Em Américo Brasiliense Padre Paulo Travaglini é empossado pároco por Dom Paulo Cezar

Da redação , com informações do Seminarista Ueriques Santos e fotos de Edson Sudan

Nesta primeira quinta-feira de fevereiro (1), Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, realizou a Santa Missa de posse canônica do Pe. Paulo César Travaglini como segundo pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Américo Brasiliense, onde já exercia suas funções de Administrador Paroquial, desde o dia 02 de junho de 2017, quando Dom Paulo Cezar celebrou Missa Solene pelos 10 anos de criação da Paróquia.

A Missa foi marcada pela presença de padres e diáconos amigos, juntamente com muitos fiéis e membros das pastorais, provenientes das diversas comunidades componentes da Paróquia, que tiveram uma grande participação durante a celebração e acolheram o Bispo e o novo pároco calorosamente.

No início, Pe. Cristian, Vigário Episcopal do Vicariato São Bento, procedeu à leitura da Provisão Canônica e o Pe. Paulo fez a profissão de fé.

Na homilia, Dom Paulo destacou a tríplice resposta do apóstolo Pedro à indagação do Senhor sobre o seu amor. Segundo o Bispo, o amor de Pedro ainda não atingia o grau do amor do Mestre, o amor gratuito, era um amor “daqui”, que mais adiante se concretizará no amor “de lá”, isto é, um amor que configurou o apóstolo de tal modo ao Cristo que o levou também à entrega da própria vida. Esse amor integral Dom Paulo o caracterizou como ofício pastoral do pároco, que vai ao encontro das ovelhas e que se doa com gratuidade.

Dom Paulo também destacou a importância da participação do leigo na comunidade, como “sujeito eclesial”, para enfatizar o ano do laicato. O leigo precisa estar em comunhão com a Igreja, ser testemunha e presença de Deus no mundo, onde quer que esteja: escola, trabalho, casa, praças, etc. “É preciso ser sal da terra e luz do mundo”, destacou.

Encerrando a homilia, Dom Paulo exortou o Pe. Paulo César a se doar de forma gratuita, cuidar do rebanho e proporcionar, à luz da Palavra de Deus, uma Igreja “em saída”, em que, juntos, leigos e clérigo, ovelhas e pastor, atingem o mundo todo, em comunhão com a Igreja. Nisto, aproveitou para falar da importância do Plano Pastoral, que a Diocese desenvolveu mediante duas grandes prioridades: a luz da Palavra de Deus e o ardor missionário: “para que possamos nos doar de forma gratuita e alcançar o amor “Ágape de Jesus”, é necessário sermos guiados pela luz do Espírito Santo; somente assim nos doaremos de forma gratuita e testemunharemos também de forma gratuita”.

Seguiram-se os ritos da posse: renovação das promessas sacerdotais, entrega das chaves da igreja e do sacrário, dos instrumentos do batismo e da estola roxa para o sacramento da penitência, bem como o juramento de fidelidade do novo pároco.

Ao final da Santa Missa, Pe. Paulo César fez seus agradecimentos a Dom Paulo, aos padres e diáconos presentes, a seus pais e a todo povo da Paróquia e da cidade.