Diocese São Carlos out 5, 2018

ELEIÇÕES 2018 – VOTE COM CONSCIÊNCIA!

Fonte: Cartilha de Orientação Política – CNBB Regional Sul 2

Nestes dias que antecedem as eleições, alguns aspectos precisam ser observados, para assumir com responsabilidade nosso papel de cidadãos.

Tenha interesse pela política. Ela influencia concretamente a nossa vida (salário, impostos, preço de mercadorias e serviços) e é essencial para a transformação da sociedade (educação, segurança).

Escolha candidatos que têm boa índole. Isso nos desafia a pesquisar. Precisamos reconhecer que há candidatos honestos e competentes. É preciso procurar informações, em fontes seguras, sobre o candidato de sua preferência, sobre sua vida, sua atuação na sociedade, sua família e seu trabalho social. Tomar cuidado com notícias falsas.

Cuidados necessários. Não merecem o voto os candidatos despreparados ou, então, que se escondem por trás de interesses particulares ou de grupos, incapazes de apresentar metas claras de governo e políticas públicas consistentes. Igualmente os candidatos oportunistas, que só aparecem em época de campanha ou que fazem promessas exageradas.

Conheça o estatuto do partido ao qual pensa votar: Se for contra a vida, contra a família, contra os princípios fundamentais da fé, contra as minorias, se estimular preconceitos, não vote nele.

Procure conhecer a história e o programa de governo dos seus candidatos. Informe-se, visite os portais que trazem informação segura. Quem é candidato a um cargo político não “caiu do céu”: tem pai, mãe, família, formação, vida profissional etc. Uma carreira coerente começa, em geral, com serviços bem prestados em etapas anteriores. Maus políticos mudam de opinião conforme a conveniência, negociam apoio em troca de cargos, não apresentam suas ideias e atacam as dos outros.

É oportuno se perguntar: Qual é o projeto do candidato em que pretendo votar? Esse candidato está comprometido com quem? Que expectativas posso ter em relação a ele?

Se é candidato à reeleição: O que eu sei sobre o seu mandato anterior? Quais os pontos positivos? O que ele publicou sobre a sua atuação, é verdade? Tem uma história de promoção da justiça e favorecimento dos direitos de todos? Ele participou ou foi conivente com escândalos e fraudes? O que justifica a sua reeleição?

Compromissos honrados e transparência. Os bons políticos são conhecidos pelos compromissos honrados e pelo seu interesse em relação às necessidades da população. A transparência é fundamental.

Compromisso com políticas públicas em favor de todos. O candidato deve estar comprometido com políticas públicas que defendem e promovam a dignidade da vida, a inclusão dos pobres, dos deficientes, dos idosos e dos jovens. O voto é o melhor caminho para alcançar isso.