Diocese São Carlos dez 25, 2020

“Ele não partiu, ele chegou!” – Despedida ao Padre Lauand

“Ele não partiu, ele chegou!” – Despedida ao Padre Lauand

Por Padre Robson Caramano. Com colaboração de Edna Pereira Ares.

Na manhã desta sexta-feira, 25, Dom Eduardo Malaspina presidiu a Missa exequial do Cônego Humberto Lauand, a celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na qual Cônego Lauand atuou como Pároco e, atualmente. Vigário Paroquial, concelebrada por Padre Cristian e demais padres e diáconos permanentes da Diocese de São Carlos a Missa contou com a participação de fiéis que amanheceram neste Natal de 2020 entregando a Deus seu pastor.

Cônego Humberto faleceu por volta de 21h40 da noite de 23 de Dezembro, acometido por uma insuficiência cardíaca. Com 83 de idade dedicou 59 anos de sua vida inteiramente a Deus e aos seus irmãos. Virtude esta exaltada por Dom Eduardo Malaspina em sua homilia: “Pare Lauand estava entre aqueles padres ordenados por dom Ruy no início da década de 60, precisamente 03 de dezembro de 1961. Entre nós padre Lauand se destacou por um profundo conhecimento, atualização e amor a Igreja. Deu um contributo notável na vida de tantas pessoas”- destacou Dom Eduardo.

Trazendo diante das pessoas a realidade da morte para os cristãos disse Dom Malaspina: “Ele não partiu, ele chegou!” – na certeza da ressurreição Dom Eduardo reconheceu o testemunho de vida sacerdotal e de colaboração para a Diocese de São Carlos, bem como expressou votos de condolências e gratidão: “Eu, Administrador Diocesano, juntamente com o Colégio de Consultores, em nome da Igreja de São Carlos quero expressar nossas mais profundas condolências aos seus familiares que nos acompanham aqui ou pelas redes sociais, ao Padre Cristian por todo trabalho de assistência, preocupação, carinho e zelo que o senhor teve para com o Padre Humberto, somos muito agradecidos, bem como os cuidadores Claudemir, Cleuza, Guilherme (seminarista) que não mediram esforços para acompanha-lo e aos amigos do Cônego desta Paróquia e de outras localidades que ele queria tão bem a cada um de vocês.”

Após a Missa seu corpo segue sendo velado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de onde, às 13h, seguirá o féretro para o cemitério Municipal de Araraquara onde será sepultado o corpo de Cônego Humberto Lauand.

 

CONHEÇA CÔNEGO HUMBERTO LAUAND

O Cônego Humberto Lauand, ou simplesmente Padre Lauand como o chamamos, nasceu em Araraquara no dia 16/05/1937, filho do Senhor Tuffik Lauand e de Dona Hilda Lauand. Com seus onze anos de idade, o menino Humberto, entrava no seminário e viveu por seis anos no Seminário Menor de São Carlos, em regime de internato e mais outros sete anos, no Seminário Central do Ipiranga, na cidade de São Paulo.

No dia 12 de março de 1.961, o jovem Humberto recebe  na Capela do Seminário da cidade de São Paulo o seu ministério diaconal, 3º grau do Ministério Ordenado da Igreja Católica Apostólica Romana   e no dia 08 de dezembro de 1961, com a idade de 24 anos, recebe pela imposição do Senhor Bispo Dom Rui  Serra, da Diocese de São Carlos o Sacramento da Ordem Presbiteral, na Igreja Matriz de São Bento de Araraquara. No Dia 09/12/1961 celebra e preside a sua 2ª missa  sacerdotal, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Araraquara e logo é chamado a exercer suas funções de presbítero, substituindo o vigário da Paróquia de São Benedito em São Carlos, por um período de 15 dias e em seguida foi para  a Catedral de São Carlos Borromeu, também por um período de 15 dias. Depois é nomeado vigário paroquial  da Igreja de Senhor Bom Jesus, da cidade de Ibitinga, onde permaneceu durante  o ano de 1962.

Em 1963 foi  nomeado Vigário Cooperador para a Catedral de São Carlos Borromeu. Em 1964 é nomeado pároco da Igreja de São Luis Gonzaga, da cidade de Rincão, onde serviu até o ano de 1968, sendo conjuntamente, por certo período Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro em  Guatapará, da Diocese de Ribeirão Preto No dia 18/02/1968, o Padre Humberto Lauand  foi transferido para Araraquara, onde assumiu a Paróquia  de Nossa Senhora Aparecida,  permanecendo até o dia 11/07/1981.

Foi o Padre Lauand  que muito contribuiu para a construção da Igreja de Nossa Senhora  Aparecida, com a mesma arquitetura de hoje em dia. A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, foi criada pelo então Bispo Dom Rui Serra.

Muito dinâmico e um grande sacerdote, o Padre Lauand, atuava com os jovens que formavam um grande grupo,  chamado CJC (Comunidade dos Jovens Cristãos). Este grupo de jovens posteriormente foi denominado JOMIC, sendo um grupo muito animado e que espalhava grandes alegrias pela cidade de Araraquara.

Em 1.981, o Padre Lauand é transferido para a cidade de Bariri e assume no dia 12/07/1981,  suas funções como pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e simultaneamente a Paróquia de São Sebastião em Itaju.

Padre Humberto Lauand, foi o padre do Centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, criada aos 16 de dezembro de 1885, por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Bispo da Diocese de São Paulo. Em 16 de dezembro de 1985 a comunidade baririense católica, celebrou junto com seu pároco o seu primeiro Centenário e vários eventos marcaram este acontecimento.  O ponto culminante foi a missa festiva, celebrada por Dom Constantino Amstaldem,  Administrador Apostólico da Diocese de São Carlos, após esta celebração, foi descerrada uma placa comemorativa, afixada no interior da igreja que marca este acontecimento histórico para a cidade e recordação do Centenário da Igreja Matriz da Cidade de Bariri.

O Padre Lauand exerceu  na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, suas funções sacerdotais e paroquiais até o dia 06/01/1987, quando o Bispo Dom Constantino Almstaldem , na cerimônia de celebração do seu Jubileu de Prata, em 08/12/1986 anuncia sua transferência  para a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Araraquara, onde até hoje exerce as suas funções sacerdotais, e no próximo dia 25  de janeiro de 2011, completará  24 anos de pároco junto a esta comunidade.

Padre Lauand, era um profundo conhecedor  das Sagradas Escrituras, das Doutrinas da Igreja e da Doutrina Mariológica. Sacerdote sempre zeloso e dedicado, realizou muitos e grandes trabalhos em favor da Igreja Católica,  demonstrando  até hoje um grande  interesse pelos pobres e doentes, sempre empenhado em manter ativas as associações e movimentos eclesiais e paroquiais, objetivando o melhoramento e entrosamento entre os diversos grupos da Paróquia. O Centro Comunitário Nossa Senhora do Carmo, mais conhecido como a creche do Carmo, é mantido essencialmente com os recursos da própria paróquia e grande é o seu empenho, para a continuação desta grandiosa obra, que recebe em média 70 crianças por ano.

Além dos 24 anos de pároco da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, comemorou, no ano de 2011, os 50 anos de vida consagrada do Cônego Humberto Lauand, numa vida dedicada exclusivamente ao sacerdócio e aos serviços à Deus, na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, e sempre na Diocese de São Carlos.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.