Diocese São Carlos mar 20, 2018

Domingo de Ramos dá início à Semana Santa

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Foto de capa: Pascom Paróquia Santo Antônio de Jaú

As celebrações da Semana Santa, para nos católicos, começam neste Domingo (18) de Ramos. Este período é o mais importante momento litúrgico para a Igreja. O nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Cezar Costa, presidirá a Celebração de Ramos no domingo às 9h da manhã, saindo com a procissão da Capela de São José, no Colégio São Carlos, em direção a Catedral de São Carlos Borromeu, onde será realizada a Santa Missa. Já no período da tarde, o Bispo participa da Jornada da Juventude, na cidade de Jaú.

Em São Carlos

Em Jaú

Nas 124 paróquias da Diocese de São Carlos, com 29 municípios e 6 Distritos, a programação será simultaneamente a mesma, com a procissão dos ramos nas ruas do entorno das Igrejas e, após, a celebração.

Domingo de Ramos

No Domingo de Ramos, a Igreja recorda a entrada de Jesus à cidade de Jerusalém. E é na Semana Santa que a Igreja celebra um dos momentos mais significativos de sua liturgia: a Missa dos Santos Óleos.

Em São Carlos, a celebração dos Santos Óleos acontecerá na quinta-feira (29), às 10h, na Catedral de São Carlos Borromeu. Será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa e, concelebrada pelo Monsenhor Eduardo Malaspina, por Padres, Religiosos, além dos Diáconos Transitórios, Permanentes e todo o povo de Deus.

Durante a Missa, haverá a benção dos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e, a consagração do óleo do santo Crisma. Também é durante esta celebração, que todos os Padres renovarão os compromissos Sacerdotais com a Igreja de Cristo e, de obediência ao Bispo Diocesano.

O ápice da Semana Santa começará no período vespertino da Quinta-Feira (29), como o início do Tríduo Pascal. Na quinta-feira celebrou-se a Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o momento em que o Mestre lava os pés dos Apóstolos, assim, nos chamando a sermos servidores. Já na Sexta-feira Santa, se recorda que sem resistência, Jesus se deixa pregar na Cruz do Calvário, para nossa Salvação.

Este é o único dia que a Igreja venera a Cruz, sinal de salvação e esperança, lucrando as indulgências concedidas pela Igreja, ocorrerá a coleta em favor da Terra santa. Já no sábado, a Igreja permanece em silêncio e em oração, junto à sepultura do Senhor, na expectativa da Vigília Pascal da ressurreição de Jesus Cristo.