Pe. Rubens jan 19, 2022

Domingo da Palavra de Deus com o Papa: Leitorado e Acolitado a leigos

Domingo da Palavra de Deus com o Papa: Leitorado e Acolitado a leigos

Da Redação, com Vatican News

Neste domingo, 23, será celebrado o terceiro Domingo da Palavra de Deus. Durante a celebração presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, haverá momentos significativos. Pela primeira vez, o ministério do Leitorado e do Acolitado será confiado também a leigos e leigas. Previsto também o rito para instituição de catequistas.

Francisco realizará o rito pelo qual o ministério de catequista será conferido a fiéis leigos, mulheres e homens. Cada um desses dois ministérios é conferido por meio de um rito, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, apresentado pela primeira vez.

Os candidatos serão convocados antes da homilia, chamados pelo nome e apresentados à Igreja. Após a homilia, aqueles que terão acesso ao ministério do Leitorado receberão a Bíblia, a Palavra de Deus que são chamados a anunciar.

Aos catequistas, por outro lado, é confiada uma cruz, reprodução da cruz pastoral usada primeiro por São Paulo VI e mais tarde por São João Paulo II. Um símbolo para recordar o caráter missionário do serviço que se preparam para administrar.

Representação de diversos países

Representando o Povo de Deus, receberão o ministério do Leitorado alguns fiéis leigos provenientes da Coreia do Sul, Paquistão, Gana e de várias partes da Itália.

Para receber o ministério de catequista, estarão presentes dois leigos provenientes do Vicariato Apostólico de Yurimaguas (Peru), na Amazônia. Haverá também dois fiéis do Brasil que já estão envolvidos na formação de catequistas. Além deles, uma mulher proveniente de Kumasi, Gana; e um leigo e uma leiga de Łódź e Madrid, respectivamente. Também receberá o ministério o presidente do Centro de Oratórios Romanos, fundado pelo catequista Arnaldo Canepa. Este dedicou mais de quarenta anos de sua existência à fundação e direção de Oratórios para jovens, o primeiro dos quais em 1945.

Por motivos relacionados às dificuldades de deslocamento provocadas pelas restrições sanitárias atualmente em vigor, não será possível a presença dos dois fiéis da República Democrática do Congo e de Uganda.

Domingo da Palavra de Deus

O Domingo da Palavra de Deus foi instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019, memória litúrgica de São Jerônimo, com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit illis”. A celebração acontece anualmente no Terceiro Domingo do Tempo Comum.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.