Dom Peruzzo fala sobre 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Da Redação | Foto: Patryck Madeira – Arquidiocese de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba (PR) e

Da Redação | Foto: Patryck Madeira – Arquidiocese de Curitiba 

Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba (PR) e referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB, participou nesta segunda-feira (19) do Programa Revista SDS com Jornalista Sidney Prado. Dom Peruzzo falou sobre 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco para o próximo domingo 25 de julho de 2021.

Na oportunidade, o Arcebispo recomendou fazer visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da comunidade, e nos lugares onde não seja possível efetuar uma visita presencialmente, a sugestão é fazer o contato por meio do telefone ou das redes sociais.

A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, e dar aos idosos a possibilidade, principalmente aos que não saem de casa há muito tempo, de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.

Os idosos que participarem das missas celebradas em razão desse Dia Mundial ou àqueles que tomarem parte dela, pelo rádio ou pela internet, e a todos os que realizarem uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha, será concedido a Indulgência Plenária.

A mensagem Santo Padre, que pode ser acessada em: https://bit.ly/36DJK0p

Confira a entrevista:

Dom Peruzzo, esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará está data?

 

O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) qual a finalidade da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia?

 

Qual a mensagem do Papa ao destacar a missão dos idosos na sociedade?

 

Podemos dizer que a celebração anual de um dia dedicado aos idosos é uma forma de inserir, no tecido habitual da nossa pastoral, a atenção aos idosos vulneráveis?

 

A mensagem para o Dia Mundial, não é sobre a velhice, mas sim um texto dirigido aos idosos, no qual o Santo Padre pede-lhes para serem corresponsáveis pelo caminho da Igreja do amanhã e pela construção do mundo pós-pandemia?

 

Dom Peruzzo, quais os instrumentos pastorais que podem servir para pôr em prática as solicitudes com os idosos?

 

Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica?

Compartilhe

Destaques

Giro Diocesano

Notícias relacionadas

Giro Diocesano, Notícias

22 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

22 de abril de 2026

Giro Diocesano, Notícias

22 de abril de 2026

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem sua jornada de fé.