Diocese São Carlos abr 13, 2017

DOM PAULO PRESIDE MISSA DO CRISMA

Por Padre Robson Caramano –  Assessor de Imprensa da Diocese

Na manhã desta quinta feira, 13, Dom Paulo Cezar, presidiu a Missa do Crisma, na Catedral de São Carlos, a celebração, teve inicio as 10h, e contou com a participação de todo presbitério da Diocese e  o povo de Deus que se fez presente.

Em sua homilia Dom Paulo enfatizou que: “todos os membros da Igreja participam, a seu modo, na missão de Cristo.”

Ainda chamou o clero e os fiéis a ungirem o mundo assumindo a missão adquirida no Batismo e confirmada na Crisma: “Daqui nasce a corresponsabilidade de todo o corpo em assumir a ação Evangelizadora, a exemplo de Jesus Cristo.”- afirmou o Bispo Diocesano.

No Vaticano *

O Papa Francisco celebrou a missa do Crisma na Basílica de São Pedro, nesta manhã de quinta-feira,13.

Em sua homilia o Papa começou com a afirmação que “assim como o Senhor foi ungido pelo Espírito, os sacerdotes, ungidos em seus pecados com o óleo do perdão e no seu carisma com o óleo da missão, devem ungir os outros”.

O Papa ressaltou ainda três graças do Evangelho: a sua Verdade – não negociável –, a sua Misericórdia– incondicional com todos os pecadores – e a sua Alegria – íntima e inclusiva, não podem ser separadas.

A Missa do Crisma

A Missa do Crisma, é uma missa realizada na Quinta-feira Santa. Consiste em dois pontos fundamentais:

1) Consagração do óleo do Crisma (Óleo que consagra os fiéis e, também, consagra as mãos dos padres e a cabeça dos Bispos quando são ordenados), bênção dos óleos dos Catecumemos (usado no batismo) e o óleo dos Enfermos (utilizado para ungir os enfermos).

2) O segundo aspecto desta celebração é a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo. Por isso esta celebração também é chamada de Missa da Unidade. Através dela todos os padres estão unidos ao Bispo e aos seus irmãos para renovarem seu compromisso. Além dos padres fazem união com eles todos os diáconos e povo de Deus renovando este compromisso de comunhão na missão evangelizadora.

Click aqui e confira as fotos:
Missa do Crisma
Fotos: Sidney Prado