Pe. Rubens abr 30, 2019

Dom Paulo participa da Festa de Santa Cruz

Com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio – Padre Sandro Portela

A Festa de Santa Cruz de Brotas, a mais antiga de nossa Diocese, que neste ano completa 140 anos, está acontecendo e se estenderá até o dia 12 de maio.

Dom Paulo, assim como no ano passado, fez questão de prestigiar o evento e celebrou a Santa Missa na capela mais antiga daquela cidade.
Padre Sandro Portela, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brotas, juntamente com o Vigário Paroquial, Padre Paulo Caparelli, acolheu nosso Bispo.

Brotas surgiu às beiras do Rio Jacaré Pepira, local de entreposto e abastecimento e também de pouso para os Bandeirantes e tropeiros em meados do século XIX.

Alí, após ser fincado um cruzeiro, em 1880 os padres daquele local realizam uma primeira festividade para a construção de uma pequena capela. É a mais antiga da cidade, uma vez que a anterior igreja matriz da cidade foi derrubada e reconstruída em outro local.

De lá para cá a tradição permanece e, ano após ano, há 140 anos, a comunidade local, e de toda região, se reúne para exaltar a Santa Cruz naquela data, mesmo com a alteração e transferência da solenidade para o mês de setembro, com o Concílio Vaticano II.

Dom Paulo, em sua homilia, ressaltou a cruz como meio de superação das dificuldades e também como símbolo do amor e misericórdia de Deus.

Após a missa, Dom Paulo se reuniu com os padres, Sandro, Paulo, Marcelo Vicentin, Pároco da Paróquia São Francisco, Diácono Mateus Santiago e seminaristas propedeutas daquela cidade, atendeu o povo e experimentou de algumas das delícias da gastronomia da Festa de Santa Cruz.

Num clima de muita alegria e fraternidade, Dom Paulo já marcou presença no próximo ano.