Diocese São Carlos abr 6, 2018

Dom Paulo Cezar se reúne com a Equipe de Formadores

Da Redação, com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, Padre Sandro Portela

Na manhã desta sexta-feira, 6, nas dependências do CDP, Centro Diocesano de Pastoral, nosso Bispo Dom Paulo Cezar, e o Bispo Eleito Auxiliar de nossa Diocese, Monsenhor Eduardo Malaspina, presidiram a reunião extraordinária e ampliada da Equipe de Formadores de nossa Diocese.

O objetivo primeiro da reunião, era apresentar o projeto de nosso Bispo para a formação dos futuros Presbíteros e, iniciar os trabalhos para a elaboração de um Diretório Diocesano para a formação em nossos Seminários.

Para isso, foram convocados alguns Sacerdotes, que poderão dar sua contribuição, para que se organize esse Diretório, além da equipe de formação já constituída, em nossa Diocese.

Após a explanação de nosso Bispo, acerca de sua maneira de ver a formação, alicerçada nas diretrizes da CNBB, mas principalmente na “Ratio Fundamentalis”, os participantes fizeram alguns questionamentos, pediram esclarecimentos, emitiram opinião e sugestões e, então, foram divididos em quatro equipes, que refletirão cada uma das dimensões da formação (humana, espiritual, intelectual e pastoral), nas três etapas da formação (Propedêutico, Filosofia e Teologia).

Cada uma dessas equipes, voltarão a se reunir outras vezes, com o intuito de apresentar, ao final do mês de junho, um esboço para a análise de nosso Bispo, antes da elaboração definitiva do Diretório, que se dará no mês de julho.

Que Maria, Mãe dos Sacerdotes e Vocacionados, interceda por nossa longa e necessária caminhada!