Diocese São Carlos out 4, 2018

Dom Paulo Cezar presidiu a abertura da Novena da Padroeira do Brasil em Borborema

Com informações e fotos Pastoral da Comunicação de Borborema

Iniciou no dia 03 de outubro na Igreja Santuário Nossa Senhora Aparecida, comunidade da Paróquia São Sebastião de Borborema, a Novena preparatória para o dia da Padroeira do Brasil e de nossa comunidade.

Com grande alegria e devoção centenas de fiéis lotaram a igreja para celebrar e agradecer a Deus, pela intercessão da Mãe Aparecida.

A abertura da Novena foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa e teve como tema: ‘Com Maria e Jesus, obedecemos à vontade do Pai’.

Nos ritos iniciais, o pároco Walterlei Anderson de Sá fez a acolhida ao bispo e destacou: “nossa comunidade se enche de alegria com a presença de nosso pai e pastor, enaltecendo e engrandecendo a nossa Novena”.

Durante a homilia, sobre o Evangelho do dia de Lucas 9,57-62, Dom Paulo enfatizou que não devemos impor condições para o chamado e o seguimento de Deus. O próprio tema do 1º dia da novena coloca que devemos ser obedientes à vontade do Pai, com o exemplo de Maria e Jesus. “Maria foi aquela que se colocou a serviço a vontade de Deus através do ‘sim’, ou seja, se tornou serva e obediente à Deus”. Maria não coloca barreira, condições ao chamado, nós cristãos leigos e leigas também devemos estar disponíveis ao chamado de Deus.

Jesus disse: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” As palavras de Jesus, nos alerta sobre a importância de colocarmos o seguimento a Ele como prioridade na vida do cristão. O seguimento a Jesus, implica em mudança de vida, exige de todos, muito mais do que boa vontade do que entusiasmo, exige compromisso, fidelidade, amor a Deus, disposição de estar com Ele, em qualquer circunstância e momento, em gastar a vida em favor do irmão, em favor da vida, em favor do amor.

“Que Palavra de Deus e Novena que estamos celebrando nos ajude a receber está graça de sermos obedientes a vontade do Pai”, finalizou Dom Paulo.

Durante a Celebração da Novena e Missa teve o momento da oferta de flores a Virgem Maria de Aparecida e também a oferta de alimentos, que será destinada para os festejos da comunidade de Nossa Senhora Aparecida. Todos os anos devido a grande quantidade de alimentos e produtos ofertados pelos fiéis, pastorais e movimentos da Paróquia, após a festa são destinados para outras comunidades, entidades e famílias da cidade.

Confira as fotos desta celebração clicando aqui:

A Novena e Festa da Padroeira do Brasil em Borborema continua com a programação abaixo:

2º Dia da Novena | 04/10 – Quinta-feira às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, restauramos o jardim do Éden!

Pastorais: Jovens do BRASA e Crisma/Catequistas

Gesto Concreto: Azeitona

3º Dia da Novena | 05/10 – Sexta-feira às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, buscamos a libertação!

Pastorais: E.C.C. e Pastoral Familiar

Gesto Concreto: Detergente/Desinfetante

4º Dia da Novena | 06/10 – Sábado às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, somos servidores do Reino!

Pastorais: Apostolado da Oração (Matriz e Aparecida)

Gesto Concreto: Óleo

5º Dia da Novena | 07/10 – Domingo às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, dialogamos com o mundo!

Pastorais: R.C.C., Vocacional e Associação São Sebastião

Gesto Concreto: Feijão

6º Dia da Novena | 08/10 – Segunda-feira às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa!

Pastorais: Liturgia, Acólitos e Coroinhas

Gesto Concreto: Farinha de Milho

7º Dia da Novena | 09/10 – Terça-feira às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, fazer-se comunidade-sacramento!

Pastorais: Missionária e Vicentinos

Gesto Concreto: Óleo

8º Dia da Novena | 10/10 – Quarta-feira às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, restaurar a dignidade da vida!

Pastorais: Irmandade e Ministros Ext. da Sagrada Comunhão

Gesto Concreto: Milho (lata/sachê)

9º Dia da Novena | 11/10 – Quinta-feira às 19h30

Tema: Com Maria e Jesus, o rosto fiel e samaritano da Igreja!

Pastorais: P.L.C., Oratório de Fátima e Mãe Peregrina

Gesto Concreto: Arroz 2kg (Empório São João)

DIA DA PADROEIRA | 12/10 – Sexta-feira

Tema: Aparecida – Mãe dos humildes e pequeninos!

6h30 – Recitação do Terço na Igreja Santuário.

7h30 – Missa na Igreja Santuário.

8h30 – Procissão da Capela São Pedro no Cond. Alto do Tietê, até a margem do Rio e, em seguida, barqueata e recitação do Terço.

9h30 – Batizados na Igreja Santuário.

12h – Terços nas Igrejas (Urbanas e Rurais)

17h30 – Procissão e Missa Campal Solene na Praça da Igreja Santuário.

Logo após a parte religiosa, grandiosa noite de quermesse com assados e bebidas no Salão de Festa da Comunidade.

Dia 13 de Outubro – Sábado

18h – Missa na Igreja Santuário.

19h30 – Noite de Quermesse no Salão de Festas e show com a Banda Som.com.

Dia 14 de Outubro – Domingo

07h30 – IV Passeio Ciclístico de Nossa Senhora Aparecida, saída do Largo Nossa Senhora Aparecida.

12h – Almoço Festivo no Salão de Festas.