Pe. Rubens abr 18, 2019

Dom Paulo Cezar preside Missa dos Santos Óleos na Catedral

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Fotos: Diego Bortolin

Dom Paulo Cezar Costa , acompanhado do Bispo Auxiliar – Dom Eduardo Malaspina e todo clero da Diocese de São Carlos esteve na Catedral de São Carlos Borromeu nesta manhã de quinta – feira (19) para a celebração da Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos.

Nesta Missa, que integra a programação da Semana Santa, acontece a bênção dos Óleos Sacramentais e a renovação das promessas Sacerdotais.

A renovação das promessas sacerdotais é uma forma de manter a unidade do corpo eclesial, onde os padres pronunciaram os votos proferidos no dia da ordenação.

Ao receber os Santos Óleos, Dom Paulo Cezar destacou que são nestas realidades que habitam aquilo que a unção sacramental significa: “Estes óleos abençoados e que será enviado para os quatro cantos da nossa Diocese manifestem a comunhão rica que une o Bispo aos presbíteros e os presbíteros ao Bispo e todo o povo de Deus confiado à nossa solicitude. Nossa comunhão não se fundamente nas antipatias e simpatias, mas nas coisas santas”, declarou o Bispo Diocesano.

Confira como foi a Bênção dos Santos Óleos

Dom Paulo, em sua homilia, também enfatizou o Ano Missionário que será vivido pela Diocese de São Carlos neste ano de 2019: ” Amados e Amadas de Deus será para nós um ano forte de missão que envolverá todos, ninguém pode se sentir numa posição privilegiada, pois a interpelação ao anúncio e ao testemunho de Jesus Cristo se dirige a todos. Seremos todos enviados na direção de todos aqueles e aquelas que vivem sem a grande riqueza do amor de Deus”, o Bispo.

Confira algumas fotos:

Santos Óleos 2019

Entendendo a Missa dos Santos Óleos

Os Óleos abençoados – dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma – são distribuídos entre os padres para serem usados na administração dos Sacramentos ao longo do ano em suas comunidades paroquiais.

O óleo, desde a antiguidade, possui múltiplo sentido simbólico. É o óleo que alimenta o fogo que ilumina, o óleo que é usado para ungir enfermos, que unta o atleta para a luta, para o exercício corporal.