Diocese São Carlos fev 22, 2018

Dom Paulo Cezar participa da Reunião do Sub-região Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Dom Paulo Cezar participa da  Reunião do Sub-região Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na manhã desta quarta-feira (21), Dom Paulo Cezar Costa esteve participando da Reunião do Sub-região Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acompanhando do Padre Marcelo Souza – Coordenador Diocesano de Pastoral, presentes também bispos e padres coordenadores de pastoral que compõe a província de Campinas.
Um dos assuntos destacados foi o Ano Nacional do Laicato com seus desafios e encaminhamentos nas diversas dioceses.

O tema está presente nos encontros de atualização do clero e dos leigos, na sub-região pastoral. O Documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5, 13-14)” está sendo estudado na maioria das dioceses, além de outros documentos relacionados ao laicato (ex: a exortação Christifideles laici e o Documento 62 da CNBB). Há também a iniciativa de criação do núcleo do CNLB nas dioceses em que não existe.

A Pastoral Presbiteral foi avaliada a partir dos encaminhamentos feito em reuniões anteriores. Foi definido o tema para a Reunião Ampliada da Sub-região que acontecerá no dia 28 de julho de 2018 e versará sobre o Setor Juventude, será convidado o Pe. Robson Caramano de Camargo para a explanação do tema “Jovem sujeito eclesial e cidadão do mundo”.

Outros comunicados foram feitos como a 81ª Assembleia do Regional Sul I que acontecerá em Itaici dos dias 5 a 7 de julho. Também se falou da Campanha da Fraternidade deste ano de 2018 que versa sobre o tema Fraternidade e superação da Violência.