Diocese São Carlos ago 30, 2018

Dom Paulo Cezar institui o Ministério do Leitorato para os Seminaristas da Teologia

Por Seminarista Giovani Teixeira Ballione. Fotos: Davi Peccin

Em celebração ocorrida na noite da última quarta-feira, dia 29 de agosto, memória do Martírio de São João Batista, Dom Paulo Cezar conferiu a um grupo de catorze seminaristas da Casa de Formação São Carlos, Seminário de Teologia, o Ministério de Leitor.

A celebração ocorreu na Capela do Seminário de Teologia, em Campinas. Concelebraram os reitores, Pe. Antonio de Marcos Filho, reitor, Pe. Robson Caramano, vice-reitor, Pe. Marcos Ghidelli, vigário geral, Pe. Carlos Alberto Giacone, diretor espiritual, Pe João Roberto Campanini, Pe. José Luis Beltrame e Pe. Celso Maximino.

O Ministério de Leitor é uma das etapas concernentes à formação em vista do Ministério Ordenado. A cada etapa, o seminarista é acompanhado e avaliado, seja na formação acadêmica como na formação espiritual e humana. Ao atingir a maturidade prevista de cada etapa, a Igreja, reconhecendo seus esforços, lhe concede o ministério em vista de um ofício específico dentro da Celebração eucarística. O Leitorado, ou ministério de leitor, confere ao candidato das Sagradas Ordens o ofício de proferir as Leituras da Missa, exceto o Evangelho, e a Oração Universal ou da Assembleia.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar ressaltou que ao receber o Ministério de Leitor, cada seminarista deve se tornar homem da Palavra, viver a Palavra, testemunhando-a no dia a dia, mas acima de tudo, orar com a Palavra e com ela nortear sua vida como verdadeiro discípulo de Cristo.

Ao contemplar a figura de São João Batista, que morreu como testemunha da Verdade, incitou os seminaristas que é necessário, como João Batista, dar o mesmo testemunho, seja com a doação da vida em vista da Verdade, que é Cristo. Por fim, junto com toda a comunidade do seminário e os padres, a celebração encerrou-se com um festivo jantar, nas dependências da Casa de Formação.