Diocese São Carlos out 11, 2017

Dom Paulo Cezar e Vigários Episcopais realizam hoje a conclusão do Ano Nacional Mariano em nossa Diocese

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Após um período de preparação, oração, peregrinações e diversas atividades, aproxima-se a data comemorativa dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. A história deste grande marco na trajetória e na fé do povo brasileiro foi contada e recontada por diversas vezes e emociona a todos os filhos da Mãe Aparecida.
300 anos de devoção
Em 2017, a Igreja Católica celebra o aparecimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Segundo a história, a Imagem foi encontrada em outubro de 1717 por três pescadores: João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, no Rio Paraíba.
Após várias tentativas de pesca, os pescadores retiraram das águas do rio a Imagem de Nossa Senhora que veio na rede, separada em duas partes, corpo e cabeça. Depois do encontro da Imagem, eles conseguiram encher as redes com grande quantidade de peixe. Nascia assim a fé inabalável de um povo por uma Imagem encontrada nas águas escuras de um rio, e a história da primeira graça alcançada da multiplicação dos peixes. Desde então, a Mãe Peregrina se tornou sinônimo de fé pelas incontáveis graças recebidas e pelos milagres relatados.

Em nossa Diocese

A nossa Diocese de São Carlos e a Igreja no Brasil está em festa! É um tempo favorável para contemplar Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo, em toda Diocese haverá programação especial em comemoração à data.
No decorrer do período preparatório para o Jubileu dos 300 anos, diversas programações foram feitas na Diocese, entre elas, a recepção da Imagem Peregrina que percorreu Paroquias de nossa Diocese, Capelas, residências, hospitais, asilos, comércios e, por onde passou, proporcionou momentos de oração e meditação levou bênçãos aos seus filhos amados.
A abertura do Ano Mariano em nossa Diocese de São Carlos ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Matão e, portanto, Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, fará a conclusão deste tempo festivos dos 300 anos da aparição no Vicariato Senhor Bom Jesus na cidade de Matão na mesma Paróquia de abertura.

O encerramento do Ano Nacional Mariano em nossa Diocese acontece hoje concomitantemente nos quatro Vicariatos da Diocese: São Carlos, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio, em todas elas, às 19h30.

Confira a programação:

Vicariato São Carlos Borromeu – 11 de outubro

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Redenção
Presidente da celebração: Padre Carlos Alberto Giacone – Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos Borromeu
Horário : 19h30

Vicariato São Bento – 11 de outubro

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – 11 de outubro
Presidente da celebração: Padre Cristian Henrique Capelato – Vigário Episcopal do Vicariato São Bento

Vicariato Senhor Bom Jesus – 11 de outubro

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Matão
Presidente da celebração: Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano de São Carlos e concelebram Padre Jorge João Aparecido Nahra – Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus e demais padres do Vicariato.

Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio – 11 de outubro

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Jaú
Presidente da celebração: Padre Sandro Portela – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio