Pe. Rubens jun 6, 2021

Dom Paulo Cezar Costa sétimo Bispo da Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom Paulo Cezar Costa, filho do Senhor Geraldo Manoel da Costa e da Senhora Maria Alice Miranda Amaral. Nasceu em Valença (RJ), em 20 de Julho de 1967. Cursou Filosofia no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis; Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Mestrado e Doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1996 a 2001). Foi ordenado Diácono da Igreja em 27 de Dezembro de 1991, dia de São João Evangelista, e ordenado Presbítero em 05 de Dezembro de 1992.

Como Padre, foi Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Paraíba do Sul (RJ); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras; Pároco na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Valença (RJ). Membro da Coordenação Diocesana de Pastoral; Grupo de Peritos da Comissão da Doutrina da CNBB; Grupo de Peritos do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB; Professor da PUC, Rio de Janeiro; Diretor do Departamento de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Professor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu; Reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, Nova Iguaçu; Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu. Autor de diversas publicação na área Teológica.

A Eleição Episcopal do Padre Paulo Cezar Costa aconteceu em 24 de Novembro de 2010, para Bispo Titular de Esco e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Ordenação Episcopal em 05 de Fevereiro de 2011, por Dom Orani João Tempesta. Eleito Bispo para a Diocese de São Carlos em 22 de Junho de 2016.  Dom Paulo profere as seguintes palavras: “Tenho certeza de que entro numa Igreja que possui uma grande tradição, uma história e uma grande caminhada. Entro com a disposição de vos conhecer, amar e doar o melhor das minhas forças, para que Jesus Cristo possa ser mais conhecido, testemunhado e amado”. A posse canônica foi na Catedral São Carlos Borromeu em 06 de Agosto de 2016.

Com o Lema Episcopal “OMNIA SUSTINEO PROPTER ELECTOS”, “Tudo Suporto pelos Eleitos”. Dom Paulo Cezar assumiu seu governo com 126 Paróquias, 165 Padres Diocesanos, 26 Padres Religiosos, 43 Diáconos Permanentes e 11 Diáconos Transitórios e com mais de 60 seminaristas. A população de nossa Diocese som aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas. A Diocese é composta por 126 Paróquias, em 26 Cidades e 07 Distritos.

Dom Paulo Cezar  trabalhou, de forma incansável, para construir uma Diocese próxima, acolhedora e acima de tudo, alicerçada nos princípios de uma Igreja em Saída. No primeiro ano de seu episcopado, instalou o Tribunal Eclesiástico, criou os Vicariatos Episcopais (São Carlos, São Carlos Borromeu; Araraquara, São Bento; Jaú, Nossa Senhora do Patrocínio e Matão, Senhor Bom Jesus). Ordenou  novos Padres para a Diocese de São Carlos. Reinaugurou o Seminário Propedêutico. Foi o grande motivador para a realização da 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu as comunidades locais da Igreja Católica Apostólica Romana, incentivando a promoção de uma Igreja em Saída, com os Eixos da Palavra e Missão”. Em 12 de dezembro de 2020 assumiu a Arquidiocese de Brasília.