Pe. Rubens maio 20, 2019

Dom Paulo Cezar Costa recebe título de Cidadão Araraquarense

Com informações e fotos do setor de imprensa da Câmara Municipal de Araraquara

Com menos de três anos à frente da Diocese de São Carlos, são muitas as transformações realizadas pelo Bispo Dom Paulo Cezar Costa. Como forma de reconhecimento por esse trabalho, foi entregue, na noite de sexta-feira (17) na Câmara Municipal, o Título de Cidadão Araraquarense, uma das mais importantes honrarias concedidas a pessoas não nascidas na cidade. A indicação foi do vereador Elias Chediek (MDB).

“Nossa intenção foi homenagear o bispo por sua importante função dentro da igreja e também junto à comunidade, sempre amparando as pessoas que mais precisam”, disse o vereador. O presidente do Legislativo Municipal, Tenente Santana (MDB), lembrou que o bispo é o sétimo religioso a comandar a diocese e, certamente, fará história. “O senhor chegou com a mente e o coração abertos para a realização de importantes projetos. A cidade só tem a ganhar com o seu novo filho”, destacou.

O prefeito Edinho Silva (PT) se disse surpreendido com a forma como Dom Paulo Cezar tem exercido seu bispado. “Respeito a trajetória de todos os outros líderes, mas nunca vi nossa diocese ser conduzida da forma como o senhor faz, construindo uma igreja com ações e gestos concretos”, pontuou.

Para o homenageado, o título o compromete ainda mais com o seu dever religioso e civil diante da cidade de Araraquara. “Desde minha entrada na Diocese de São Carlos, propus o diálogo como caminho. Quero uma igreja que cumpra seu papel na promoção da paz social e do bem comum”, disse.

Participaram da solenidade os vereadores Jéferson Yashuda (PSDB), Juliana Damus (Progressistas), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas), além do prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano, e do secretário de Educação de São Carlos, Orlando Mengatti, representando o prefeito Airton Garcia. Padres, diáconos e seminaristas também acompanharam a cerimônia.

Sobre o homenageado

Dom Paulo Cezar Costa iniciou seus estudos na escola Fazenda da Cachoeira, no município de Valença, no Rio de Janeiro. Foi no sítio Divina Providência, conhecido como Internato do Padre Barreira, que Paulinho, como era chamado, fez o seu discernimento vocacional, concluindo os estudos.

Dom Paulo ainda cursou Filosofia e Teologia e sua ordenação sacerdotal ocorreu em dezembro de 1992, em sua terra natal. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em 2010, e, posteriormente, sagrado bispo em 2011.

Em 22 de junho de 2016, foi eleito, pelo Papa Francisco, o sétimo bispo da Diocese de São Carlos, onde trabalha diariamente para construir uma igreja próxima e acolhedora. Nesse tempo à frente da diocese, Dom Paulo Cezar criou o Tribunal Eclesiástico, os Vicariatos Episcopais, ordenou oito novos padres e reinaugurou o Seminário Propedêutico.

Fotos disponíveis em: https://photos.app.goo.gl/tyxyk5TaJYMi8Nbr7