Diocese São Carlos jul 30, 2018

Dom Paulo Cezar celebra Missa Solene de encerramento da Festa de Santa Ana em Trabiju

Da Redação, com informações William Letice e fotos de Géssica Ariela

Na última sexta-feira (27), nosso Bispo Dom Paulo Cezar Costa esteve em Trabiju presidindo a Solenidade de Encerramento da Festa de Santa Ana – Padroeira da Paróquia.

Acolhido com muito carinho pelos fieis, Dom Paulo participou da Procissão e da Santa Missa na Igreja Matriz, que esteve cheia durante toda a semana de festa e que também não é diferente do que vem acontecendo nas missas semanais e dominicais.

No início da Missa, Padre Diogo Amaro da Silva – Administrador Paroquial de Trabiju, acolheu Dom Paulo proferindo algumas palavras, ressaltando a importância da presença do nosso Bispo e agradecendo mais uma vez pela presença de Pai e Pastor deste rebanho.

Em sua homilia, Dom Paulo relembrou a vida de Santa Ana: “Sant’Ana foi a mãe de Nossa Senhora, avó de Jesus, e juntamente com São Joaquim, foi um casal de profunda fé, que não tinham filhos e que pediam ardentemente a Deus para que lhes concedesse um filho, e Deus lhes concede a graça de uma filha – Maria, e Sant’Ana ensina Nossa Senhora – sendo a mãe que ensina a Palavra de Deus à filha, e que é um grande exemplo para nós: a primeira grande catequese nós aprendemos em casa, vinda dos pais, a fé é uma grande riqueza que os pais precisam passar para os filhos”.

Ainda em sua homilia, Dom Paulo complementa com sua história de vida: “Eu aprendi rezar aos pés de mamãe. Foi ela que me ensinou a rezar. Mesmo sendo uma mulher muito simples, nos deu aquilo que ela tinha de melhor – ela nos ensinou a rezar, a fazer o sinal da cruz, as primeiras noções de religião. Todos nós temos algo a ensinar. Não renunciem de forma alguma a ensinar seus filhos a rezarem.”

“A fé nos faz viver de forma diferente neste mundo, com esperança. Nós não estamos sozinhos na vida – o Senhor caminha conosco.”

“Sant’Ana nos ensina a viver da fé e nos ensina também que a fé é um dom que nós temos que dar aos nossos filhos e filhas.””

Dom Paulo falou ainda sobre a liturgia do dia – “Jesus que nos fala da palavra de Deus. Que fala dos diversos tipos de terrenos em que foram lançadas as sementes. A semente que significa a palavra de Deus e o terreno o nosso coração. Algumas sementes produzem cem, outras sessenta e outras trinta por semente. A palavra de Deus é lançada e deve produzir frutos. Seja cem, sessenta ou trinta, nós devemos produzir, acolher a palavra. O que não podemos é não produzir nada à palavra de Deus, ou seja, ficarmos parados à beira do caminho.

Que nós possamos aprender com Sant’Ana – eles se abandonaram diante do amor de Deus mediante dos problemas e nós precisamos aprender cada vez mais nos abandonar ao amor de Deus no nosso caminho de fé. Que o nosso coração seja sempre essa terra boa que produz frutos a base de cem, de sessenta e de trinta por um.

Ao final da Santa Missa, Dom Paulo foi homenageado pela comunidade, recebendo os agradecimentos pela presença sempre terna e pelo carinho de pai e pastor junto à Trabiju. Padre Diogo também recebeu o carinho da comunidade, recebendo ainda os agradecimentos pelo trabalho desenvolvido, aquecendo muitos corações e trazendo-os de volta à Casa do Pai.

Dom Paulo abençoou o Bolo de Santa Ana que foi partilhado com toda a comunidade presente, sinal de comemoração e de união da comunidade.

Clique aqui e confira as fotos: