Diocese São Carlos jun 25, 2018

Dom Paulo Cezar abre a Semana de Pesquisa no Infista

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

No início da manhã desta segunda – feira (25), nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, esteve no Infista – Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino, para abrir a “Semana de Pesquisa”, que se inicia hoje e se encerra no dia 29 de junho.

O estudo tem como objetivo, trazer uma atualização em assuntos, que dizem respeito à doutrina da Igreja e ao trabalho pastoral. A programação reúne a produção científica, desenvolvida pelos alunos Seminaristas do terceiro ano de filosofia, contribuindo para a melhor compreensão de si mesmos, enquanto indivíduos acadêmicos e futuros Sacerdotes.

Dom Paulo Cezar, trouxe aos presentes, a reflexão sobre: “ Homem na modernidade”, destacando que a filosofia promove um método integral, onde a educação busca o desenvolvimento da personalidade como desenvolvimento completo e integral do ser humano: “ A filosofia à maneira clássica permite enxergar um novo horizonte, buscar as causas e desenvolver-se em todos os planos, uma finalidade precisa, que forma o ser humano promovendo suas virtudes, o melhor de cada um, como a pura essência que brota do coração e nutre mudanças para melhor, para si mesmo e para toda a sociedade”, disse o Bispo Diocesano.

Estiveram presente os Padres: Marcio Coelho, Diretor do Infista, Sérgio Leonel, Vice-Reitor do Seminário Maior São João Paulo II e, o Reitor do Seminário Maior São João Paulo II, José Carneiro (Zezinho), Marcos Coró e, ainda, o Docente Wagner Barbosa de Barros e a Professora Carolina Severino Lopes da Costa.

A primeira apresentação foi realizada pelo Seminarista Daniel Martins Andricioli, sobre a temática: “O conceito de intelectual orgânico, no caderno 12, de Antônio Gransci”, e teve como arguidor, o Prof. Dr. Padre Márcio Coelho. Nove trabalhos estão inscritos, e serão avaliados, terão um arguidor para comentar ou fazer provocações, sobre a temática apresentada.

Confira algumas fotos:

Semana de Pesquisa