Pe. Rubens jun 26, 2023

Dom Luiz Carlos celebra Missa em comemoração aos 130 anos do município de Ibaté

Da Redação; Colaboração Stefano Fachina

No sábado (24), Solenidade do Nascimento de São João Batista, Dom Luiz Carlos Dias esteve em Ibaté, na Paróquia São João Evangelista, para presidir a Santa Missa por ocasião do aniversário do município de Ibaté: 130 anos de história. Concelebraram o momento festivo o pároco pe. João Morales, e demais padres da cidade: pe. Luiz Antenor (Pároco de Santo Antônio) e pe. Júlio Cesar (Administrador Paroquial de São Francisco), além da presença do povo de Deus, do sr. prefeito municipal José Luiz Parella, e demais autoridades civis presentes.

No início da celebração pe. João Morales acolheu a todos, pontuando que o momento era de alegria pela dupla comemoração que o dia propusera: o aniversário da cidade e o nascimento do grande profeta João Batista. Na homilia Dom Luiz Carlos fez um paralelo com o nome Ibaté (palavra indígena que quer dizer “lugar alto”) e o contexto bíblico que alude aos lugares altos como propícios para o encontro com Deus. Frisou, também, que Deus habita a cidade e caminha junto com o povo para a construção de uma cultura de paz e prosperidade. Por fim, teceu elogios aos gestores municipais pelo zelo para com a manutenção das diversas áreas que compõem o município.

Ao final da celebração o sr. prefeito fez uso da palavra, agradecendo pelos trabalhos que os padres realizam na cidade, bem como a todos os habitantes que com sólidos valores constroem uma cidade mais justa e fraterna.

SOBRE IBATÉ
A região que hoje se chama Ibaté começou a ser povoada por ocasião da fundação de São Carlos (4/11/1857), com o incremento e expansão das fazendas de café no interior paulista. No início a povoação era chamada de Visconde do Pinhal, posteriormente São João da Lagoa e por fim o nome atual (que data de 29/01/1893). Ibaté foi elevada a Distrito de Paz aos 24 de abril de 1900 e sua instalação deu-se aos 20 de março de 1902. Somente aos 30 de dezembro de 1953 o Distrito tornou-se Município. Foi adotado o dia 24 de junho como “dia oficial” para as comemorações de fundação da cidade, por conta da cultura italiana dos residentes que comemoravam a festa da Garibaldina e, também, por conta da tradição católica que realizava uma grande festa em louvor a São João Batista.

CATOLICISMO EM IBATÉ
No começo da povoação os padres da Paróquia São Carlos Borromeu prestavam assistência religiosas aos fiéis. A primeira igreja do lugarejo foi dedicada a São Benedito. Por conta da elevação da povoação a Distrito, bem como o aumento populacional, foi construída uma igreja maior que leva o patrocínio de São João Evangelista (1902), com vistas a fundação de uma comunidade paroquial. Aos 19 de abril de 1906, Dom José de Camargo Barros, Arcebispo de São Paulo, cria a Paróquia São João Evangelista, desmembrando-a do território da Paróquia São Carlos Borromeu.

Merece destaque alguns padres que atuaram na cidade:
– Pe. Roque Scafoglio: 1º pároco que trabalhou de 1906 à 1915;
– Monsenhor Frederico Jurczik: padre de nacionalidade alemã que residiu por mais tempo na cidade (1938-1976), falecendo e sendo enterrado no município. Ele foi responsável pela construção da atual Igreja Matriz da cidade;
– Pe. José Roberto Bettoni: atuou na cidade entre os anos 1998 à 2002. Ele foi responsável pela construção da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jd. Cruzado) com alguns recursos vindos a ADVENIAT (instituição Alemã que ajuda a igreja em lugares mais pobres); organizou 2 grandes missões franciscanas, que na ocasião mobilizou toda a cidade; fundou a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Ibaté com vistas a pleitear, junto ao Ministério das Comunicações, um canal de radiodifusão comunitária para a cidade;
– Pe. Carlos Alberto Giacone: atuou na cidade entre os anos 2002 à 2016; foi o segundo padre que mais tempo trabalhou em Ibaté; organizou a estrutura da Paróquia Santo Antônio, construindo a atual Casa de Catequese e realizando melhorias na Igreja São Francisco e a construção de uma casa para abrigar o padre; organizou a fundação da Paróquia São Francisco, sendo nomeado por Dom Paulo Sérgio Machado, o primeiro pároco.
– Pe. José Herculano de Negreiros: religioso da Ordem de Nossa Senhora das Mercês que atuou na cidade entre os anos 2004 à 2008. Ele foi responsável pela grande reforma da atual Igreja Matriz. O local abriga obras de arte do renomado artista sacro Marco Aurélio Funchal, que trabalhou e foi aluno de Claudio Pastro (in memoriam) incumbido pelo trabalho artístico do Santuário Nacional de Aparecida; organizou os festejos do centenário da paróquia em 2006, que mobilizou vários segmentos da sociedade civil; por fim, instalou a Rádio Encanto do Planalto FM (107,9 mhz) que funcionou nas dependências do Salão Paroquial até o ano de 2022.

Atualmente Ibaté tem 4 Paróquias:
Paróquia São João Evangelista: sendo pároco Pe. João Morales
Paróquia Santo Antônio: sendo pároco Pe. Dr. Luiz Antenor