Pe. Rubens mar 18, 2024

Dom Luiz Carlos visita Câmara Municipal de Matão e fala em superação de divisões

Dom Luiz Carlos participa de Sessão na Câmara de Matão

Na noite de segunda-feira (18), Dom Luiz Carlos visitou a Câmara Municipal de Matão, SP, e ocupou a Tribuna Popular para discorrer acerca da Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”, inspirado na encíclica papal Fratelli Tutti (2020).

Dom Luiz iniciou sua fala apresentando a Campanha da Fraternidade como projeto evangelizador que há 60 anos ressalta a atenção da Igreja Católica diante da realidade brasileira. Em toda sua existência, a Campanha abordou temas importantíssimos para a sociedade e para a Igreja no Brasil: o cuidado com os idosos, as drogas, o desemprego, a paz, e mais recentemente tem abordado temas ecológicos provocando a reflexão sobre o cuidado com a Casa Comum. “A Campanha da Fraternidade toca as feridas do povo brasileiro”, afirmou Dom Luiz.

Em 2024 a Campanha aborda a Amizade Social, tema relevante diante de divisões e fragmentações vividas pela sociedade atual. “O povo brasileiro é reconhecido pela acolhida, por ser um povo cordial; porém sofre com muitas divisões, em todos os âmbitos da sociedade. Diante disso, a Igreja grita: não nos conformemos com as divisões entre nós”, salientou o bispo.

Segundo Dom Luiz Carlos, a Campanha deste ano incentiva os fiéis ao combate da chamada “Síndrome de Caim”. A história de Caim e Abel relata o primeiro fratricídio da Sagrada Escritura. Tal Síndrome consiste em conceber o irmão como inimigo e nutrir o desejo de destruí-lo.

O bispo alertou, ainda, quanto à proliferação da Alterofobia, ou seja, o medo, a rejeição ou aversão a tudo aquilo que é diferente de mim. O medo de construir algo com o outro faz crescer o hiperindividualismo e a proliferação de Fake news, que se caracteriza pelo desligamento da verdade.

Por fim, Dom Luiz evidenciou a importância da Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá em todas as Paróquias no próximo final de semana (Domingo de Ramos), e destacou a seriedade dos projetos contemplados ela Campanha da Fraternidade.