Pe. Rubens jun 5, 2023

Dom Luiz Carlos preside missa em comemoração aos 60 anos do Clube Náutico Araraquara

Fernando Passos, Diácono Dirceu Pano, presidente do Clube Náutico, Fernando Rugno, Dom Luiz Carlos Dias, Padre Humberto e vice-presidente do Clube Náutico, Eduardo Francisco Jakubowski

Da redação, com informações de Daniela Silotto

O domingo, 04 de junho, foi de gratidão e alegria para todos os associados do Clube Náutico Araraquara. Celebrando os 60 anos do clube, o dia foi marcado pela Santa Missa, presidida por Dom Luiz Carlos Dias, bispo da Diocese de São Carlos, ocorrida na Capela Ecumênica da sede de campo nauticana, e por homenagens aos ex-presidentes que dedicaram suas vidas e transformaram o Náutico neste belo paraíso para todos os associados.

Recepcionados pelo presidente do clube, Fernando Rugno, além de Dom Luiz Carlos, concelebraram a Santa Missa o padre Humberto Manoel da Silva, da paróquia São Judas Tadeu de Américo Brasiliense, e o Diácono Permanente e Prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano.

A bela celebração reuniu diretores do clube, associados, ex-presidentes e seus familiares, além de amigos e autoridades, como o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, e a secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, que comemoraram as 6 décadas de beleza e diversão do Clube Náutico Araraquara.

Amor, comunhão e esperança

Ao falar sobre o Náutico, Dom Luiz Carlos Dias ressaltou a beleza do local, o chamando de “lugar paradisíaco”. Encantado com as belas paisagens naturais do clube, Dom Luiz ressaltou que “este belo local suscita repouso, união e, principalmente, um sentimento de gratidão a Deus pela vida”.

Na Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Luiz, em sua homilia, levou os presentes a um mergulho na espiritualidade das leituras e do Evangelho do dia, lembrando a todos o grande amor de Deus por cada ser humano e como Ele não desiste de nós. “Deus nos respeita e nos ama. Ele está sempre junto de nós, nunca está distante. Ele nos criou por e para o amor. Assim como Ele se mostrou a Moisés, Deus também se dá a conhecer e propõe uma relação de intimidade com o ser humano, mas é preciso a abertura de coração. Atualmente, as pessoas levam a vida como se não precisassem de Deus, vivendo indiferentes para com Ele. Por isso, é preciso trabalhar o aperfeiçoamento, como nos diz São Paulo. Precisamos buscar o crescimento espiritual, pois vale a pena experienciar a Deus e Seu amor. E, no Evangelho, vemos a medida deste amor! Deus amou tanto o mundo que lhe deu Seu Filho. A cruz mostra como Deus nos ama! Quer conhecer a Deus? Olhe para o Cristo! Quer viver o mistério da Trindade? Deixe-se iluminar pelo amor que brota do Espírito Santo! Viver é testemunhar o amor de Deus e é necessário nos mantermos no amor para apresentarmos o caminho do Reino de Deus ao mundo: o da comunhão e da esperança.

E ao comemorarmos os 60 anos do Clube Náutico, é isso que celebramos: a comunhão, o encontro, o estar junto. E que belo sinal de união este momento nos proporciona”, ressaltou Dom Luiz Carlos.

Fernando Rugno, presidente do clube, mostrou-se emocionado e grato pelas palavras de Dom Luiz Carlos. “Foi uma grande emoção. Ele nos levou diretamente ao encontro do amor de Deus e lembrou a todos como o Náutico é um local especial. Pela dádiva da bela natureza e principalmente pelas pessoas que o vivem com tanta paixão. Como disse Dom Luiz Carlos, o Náutico é o local de encontros inesquecíveis, onde famílias e amigos criam memórias e lembranças que ficarão para sempre. E que alegria fazermos parte disso”, afirmou.

Ao final da Santa Missa, o presidente do clube, Fernando Rugno, e o vice-presidente, Eduardo Francisco Jakubowski, em sinal de gratidão, presentearam Dom Luiz Carlos Dias e o padre Humberto, respectivamente.

Homenagens aos ex-presidentes do Clube Náutico

Após a Santa Missa, foi o momento das homenagens aos ex-presidentes – Armando Paschoal (in memoriam), José dos Santos (in memoriam), Ivo Antonio Magnani (in memoriam), Ray de Paula e Silva (in memoriam), Elcio Bernardi (in memoriam), Luiz Antonio Massafera, Rubens Tositto Junior e Renato Sarti Magnani – que com muito trabalho e dedicação contribuíram para que o Náutico se tornasse este belo paraíso.

Ao iniciar a cerimônia de descerramento da placa que marca as comemorações dos 60 anos do clube, o presidente do Náutico, Fernando Rugno, lembrou de cada ex-presidente e ressaltou o amor que os movia. “Decidimos fazer esta homenagem para mostrar a nossa gratidão e lembrar a contribuição dos presidentes que estiveram à frente do clube nestes 60 anos. Juntamente com suas diretorias e conselhos, cada um dedicou sua vida por amor ao Náutico. E ao vivermos o hoje, temos os nossos corações voltados com muita emoção para o passado e a bela história nauticana escrita até aqui. E mantemos, juntos, os olhos voltados para o futuro de sucesso permanente que se delineia a cada dia”, afirmou.

Descerrada a placa, deu-se início a entrega das placas de homenagens individuais aos ex-presidentes. Momento marcado por muita emoção, ex-presidentes e familiares de ex-presidentes já falecidos receberam das mãos do presidente, Fernando Rugno; do vice-presidente, Eduardo Francisco Jakubowski; da 1a secretária, Cristiane Aguiar da Cunha Beltrame; da 2ª secretária, Isabella Cristina Bedo Elias Filpi; do 1º tesoureiro, Carlos Alberto Gonçalves; e do Conselheiro de Atividades Esportivas, Segundo Ungari Neto, as homenagens, numa grande celebração à vida nauticana.

Ao final das festividades, todos se reuniram para uma confraternização ao redor da mesa de café da manhã, tendo por cenário a bela natureza do Clube Náutico!