Pe. Rubens abr 6, 2022

Presidência do Regional Sul 1 se encontram em reunião

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Nesta terça-feira (05) de abril, ocasião em que Dom Luiz Carlos completou 31 anos de Ordenação Presbiteral, nosso bispo diocesano que é secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB,  esteve participando da reunião mensal da Presidência do Regional Sul 1 em São Paulo.

A reunião contou com a presença do Presidente do Regional – Dom Pedro Luiz Stringhini,  Dom Edmilson – Bispo de Guarulhos que participou de forma on-line,   Padre Thiago Faccini Paro – Secretário Executivo, e Padre Michel – Secretário Administrativo.

Na pauta do encontro a avaliação dos assuntos econômicos, caminhada do Regional e suas demandas. Foi discutido o ensino religioso nas escolas, a fim de promover novos diálogos em torno da educação, tendo em vista que à temática da Campanha da Fraternidade deste ano. A proposta é refletir sobre os problemas relacionados ao mundo da educação, especialmente da educação católica.

E em junho acontece a 84ª Assembleia Geral dos Bispos do Regional Sul 1, ocasião que estarão presentes os arcebispos e bispos do Estado de São Paulo, juntamente com os padres coordenadores diocesanos de pastoral, e leigos e assessores de pastorais, movimentos e organismos.

Em setembro de 2022, o episcopado paulista participa da visita AD LIMINA APOSTOLORUM. Essa peregrinação a Roma, que acontece a cada cinco anos, no encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.

Ao final da reunião foi apresentado o livro do Padre Salvador que narra sua experiência missionária na Aldeia de Mazeze, localizada na diocese de Pemba, no norte de Moçambique.