Pe. Rubens mar 30, 2022

Dom Luiz Carlos fala sobre a Campanha da Fraternidade na Tribuna Livre da Câmara Municipal de São Carlos

Da Redação, com informações do Portal da Câmara Municipal de São Carlos

O bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, participou da sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (29), quando se pronunciou na Tribuna Livre para falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2022  com o tema  “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Dom Luiz  destacou que o enfoque do tema marca a passagem dos 40 anos de início do trabalho da Pastoral de Educação da Igreja no Brasil e da proposta do Papa Francisco de um pacto global em prol da educação.

O Bispo afirmou que a Campanha da Fraternidade realizada durante a Quaresma, “convida a refletir sobre os processos educacionais para que não se  descuidem da necessária formação das pessoas a partir de princípios válidos e justos para a boa convivência, o diálogo e o respeito; somente assim a educação contribui para a construção de uma sociedade fraterna e solidária”.

Além da guerra da Ucrânia e conflitos pelo mundo afora, o religioso citou que “em nossa sociedade vemos crescer a polarização ideológica que tem proporcionado uma espécie de plataforma para ressuscitar teorias e ideários que comprovadamente resultaram em retrocessos civilizatórios, no acirramento dos conflitos e na geração de totalitarismos”.

“Se a educação  não priorizar a formação de cidadãos para o bem e a solidariedade, veremos crescer manifestações e adesão a propostas que precisam permanecer sepultadas”, declarou.

Segundo ele, na Campanha da Fraternidade “somos convidados a redescobrir que educar é ato eminentemente humano e de amor”.  “O ser humano se renova ao adquirir mais conhecimento acerca da vida e de seu sentido e tem uma necessidade profunda de aprender”.

Ao final de sua fala, o prelado informou que após a Páscoa, realizará reunião para traçar um projeto de pastoral da educação buscando contribuir para o encaminhamento do tema nas 29 cidades da Diocese de São Carlos.

HOMENAGEM – Após a manifestação do bispo na Tribuna Livre, a Câmara fez a entrega oficial ao bispo de moção de congratulação, de autoria dos vereadores Gustavo Pozzi e André Rebello, pela nomeação de D.Luiz Carlos Dias como oitavo bispo da Diocese de São Carlos. Também esteve presente no Legislativo nesta terça-feira o Assessor de comunicação e imprensa da Mitra Diocesana de São Carlos, padre Robson Caramano.

Foto

D.Luiz Carlos com os vereadores no Plenário da Câmara durante a sessão desta terça-feira