Pe. Rubens jun 5, 2021

Dom Joviano de Lima Júnior quinto Bispo da Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom Joviano de Lima Júnior, nasceu em Uberaba, Minas Gerais, aos 23 de Abril de 1942. Faleceu em 21 de Junho de 2012. Concluiu estudos de Filosofia em Belo Horizonte (MG); cursou Teologia em São Paulo, no Instituto de Filosofia e Teologia (IFT). Fez Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Ciências Sociais; concluiu o Curso de Liturgia do Pontificium Athenaeum Anselmianum em Roma. Autor de vários livros. Foi ordenado Padre em Uberaba aos 08 de Dezembro de 1969. Fez a Profissão na Congregação dos Sacramentinos aos 27 de Fevereiro de 1964. Foi Pároco em São Paulo; Mestre de Noviços; Superior de Várias Comunidades, Provincial, Consultor Geral. Era também Vigário Geral da Congregação.

Eleito Bispo de São Carlos em 25 de Outubro de 1995, e Sagrado em 27 de Dezembro de 1995, em Uberaba, pela imposição das mãos do Arcebispo Dom Geraldo Majela Angelo, Secretário da Sagrada Congregação do Culto Divino. Tomou posse em São Carlos em 21 de Janeiro de 1996.

Dom Joviano percorreu, por mais de uma vez, sua vasta Diocese. Visando implantar o Projeto Rumo ao Novo Milênio, instituiu a Coordenadoria do PRNM. Dividiu as 04 Regiões Pastorais, sem descaracteriza-las, surgindo 13 Setores Pastorais com a participação e o protagonismo dos leigos. Criou a Escola de Formação para os Diáconos Permanentes; Escola de Formação para Catequistas na cidade de São Carlos e Equipe de Formação para Coordenadores Leigos. Determinou o Estágio Pastoral antes da Ordenação Sacerdotal para os Diáconos em tempo integral nas Paróquias. Promoveu a 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, enfocando a Pastoral do Batismo. Dom Joviano promove, em toda a Diocese, nos três anos que antecediam o Centenário da Diocese de São Carlos, a Revisão Ampla, onde toda a Diocese participaria, Clero e leigos, com questionários e São Carlos, conta com a valorosa colaboração do Bispo Auxiliar Dom Sérgio Aparecido Colombo, num período de 06 de Janeiro de 2002 até 03 de Dezembro de 2003.

Paróquias criadas por Dom Joviano de Lima Junior: Em São Carlos, Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Edwiges, São Benedito, São Judas Tadeu, São João Batista. Em  Ibaté, Santo Antonio. Em Araraquara, Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, São João Batista. Em Matão, Divino Espírito Santo, São Sebastião. Em Jaú, São Judas Tadeu Em Dois Córregos, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em Ibitinga, Imaculada Conceição. Em Itápolis, São Benedito, Em Bariri, Santa Luzia.