Diocese São Carlos jun 21, 2017

Dom Joviano de Lima Junior 5° Ano de Seu Falecimento

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Nesta quarta- feira, 21 de junho, a nossa Diocese de São Carlos faz memória, por ocasião do 5° ano, do falecimento de Dom Joviano de Lima Junior, Bispo que foi o 5º pastor da Diocese de São Carlos no período de 1996 a 2006.

Durante seu Episcopado na Diocese de São Carlos ordenou 30 Diáconos Permanentes e 27 presbíteros, e durante a sede vacante, mais dois presbíteros. Criou 14 paróquias e 02 quase-paróquias.

Em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto, nesta cidade desde a sua posse no dia 03 de junho de 2006, ordenou 16 presbíteros diocesanos e 01 religioso.

Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano nos ilumine nesta hora na qual recordamos seus 5 anos de falecimento e sirva de inspiração para nossa Diocese que vive este momento de reflexão e ação Pastoral.

Reenovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.

Dom Paulo Cezar Costa, Bispo da Diocese de São Carlos, da Atualização do Clero, pede que o Clrero, juntamente com os fieis consagrados (as) e leigos (as), rendam graças a Deus pela vida de Dom Joviano, vida esta doada e dedicada nesta nossa Igreja Particular de São Carlos.

Conheça Dom Joviano de Lima Junior

Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, é filho de Joviano dos Santos Lima e de Olga de Oliveira Lima, ambos falecidos. Nasceu em 23 de abril de 1942 em Uberaba (MG).

Em sua terra natal, terminados os estudos primários, ginasiais e colegiais no Colégio Diocesano dos Irmãos Maristas, ingressou no Noviciado da Congregação do Santíssimo Sacramento, em 1964. Ainda nesta mesma cidade, recebeu o presbiterato das mãos de D. Almir Marques Ferreira, na igreja de Santa Teresinha.

Tendo realizado estudos universitários em Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e Liturgia, dedicou-se ao magistério e à pastoral nos campos da animação vocacional, litúrgica, familiar e ecumênica, no Brasil (especialmente na Diocese de Santo André e Arquidioceses de São Paulo e Uberaba) e no exterior (Dublin, na Irlanda, em Cleveland e Nova York, nos Estados Unidos).

Foi pároco dois períodos em Santa Ifigênia e coordenador da pastoral do Setor Catedral, em São Paulo, e pároco da Adoração, em Uberaba. Exerceu a função de secretário executivo e posteriormente o mandato de presidente da CRB Regional de São Paulo. Em sua Congregação foi Diretor dos Estudos, Mestre de Noviços, Superior, Conselheiro, Provincial, Consultor Geral e Vigário Geral.

Escreveu alguns livros sobre Liturgia e colaborou em diversos periódicos e revistas no Brasil e no exterior (Itália e USA). Foi Assistente Eclesiástico do Instituto Secular Servitium Christi, inspirado no carisma sacramentino.

Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Benedito de Ulhôa Vieira.

Foi Vice-Presidente do Regional Sul 1, membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

Dom Joviano de Lima Junior

*23/04/1942