Pe. Rubens jun 2, 2021

Dom Gastão Liberal Pinto segundo Bispo da Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom Gastão Liberal Pinto, nasceu em São Paulo em 22 de Abril de 1884 e faleceu em 24 de Outubro de 1945. Foi ordenado em São Paulo Presbítero aos 06 de Março de 1910. Eleito Bispo pelo Papa Pio XI. Aos 24 de Março de 1934. Foi sagrado a 20 de Maio por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, como Bispo Titular de Ippo, e assumiu as funções de Bispo Coadjutor de São Carlos aos 15 de Outubro de 1937. Faleceu no dia 24 de Outubro de 1945, no Palácio Episcopal, à Rua 09 de Julho, que ele mesmo comprara e transferia do Casarão da Rua Episcopal. Dom Gastão preparava-se para ir aos Estados Unidos, em Kansas City, para representar o Episcopado Brasileiro no Conclave dos Bispos Americanos. Foi o seu corpo, a pedido da família, levado a São Paulo e sepultado na cripta daquela Catedral.

Realizações no Episcopado de Dom Gastão Liberal Pinto: Convocou o Sínodo Diocesano de 11 a 13 de Fevereiro de 1941 em que foram promulgados as Constituições do Bispado de São Carlos Realizou o Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano de 28 a 30 de Agosto de 1941. A nove de Julho deste mesmo ano iniciou a construção do Seminário Diocesano que funcionava desde 1935 nas dependências do Ginásio Diocesano. Em Agosto de 1943, convocou as “Conferências Eclesiásticas” para execução das Constituições Sinodais Diocesanas. Criou as Paróquias, Nossa Senhora do Carmo de Araraquara e Santo Antonio de Vila Prado de São Carlos.

Nesta quinta- feira você confere as realizações de Dom Ruy Serra terceiro Bispo Diocesano de São Carlos.