Pe. Rubens abr 23, 2021

Dom Eduardo preside Solene Eucaristia em ação de Graças pelos 40 anos do Seminário de Teologia.

Com informações do Seminarista Daniel Andricioli | Fotos: Arquivo

Nesta quinta-feira, dia 22, o Seminário de Teologia – Casa de Formação São Carlos Borromeu, celebrou com júbilo a criação dos 40 anos de criação da Seminário. Quem presidiu a celebração foi Dom Eduardo Malaspina, Administrador diocesano de São Carlos. Estiveram presentes também o reitor Padre Antonio e moderador Padre Rene, juntamente com os membros do colégio de consultores Cônego Luis Celso de Souza Biffi, Padre Sandro Portella e Padre Marcelo Souza.

No decorrer da celebração solene, Dom Eduardo relembrou com alegria a história do seminário de Teologia, citando Dom Constantino, no qual sempre dizia que os seminários eram a joia preciosa da Diocese. Em sua homilia, Dom Eduardo destacou três palavras: o tempo de comtemplar, de discernir e propor. Contemplar é sempre ir buscando a necessidade de saber atualizar a realidade, os irmãos, as comunidades, a Igreja, a Deus. Discernir a partir da máxima “as ideias são discutidas, mas realidades precisam ser discernidas”, e isso se dá a partir da observação os sinais dos tempos, que nos capacitam nas mudanças, afinal, tudo é processo e nada é fechado. Sobre o propor, Dom Eduardo salientou que 40 anos já é uma idade adulta, portanto, diante de todo esse tempo o que devemos projetar para o futuro da Igreja.

A partir dessa colocação, destacou propostas: a descentralização – de uma comunidade que seja integralmente comunhão e participação -, e a transcendência – aquilo que nos move a sair de nós mesmos enquanto pessoas, que nos coloca em movimento, nos fazendo crescer e a dar o melhor de nós mesmos-.

Por fim, Dom Eduardo recitou o poema de Alexis Valdés, poeta cubano, de nome “Esperanza”, abaixo:

Quando a chuva passar e se acalmarem os caminhos,

Seremos sobreviventes de um naufrágio coletivo.

Com o coração choroso e o destino abençoado

Nos sentiremos sortudos apenas por estarmos vivos.

E daremos um abraço no primeiro desconhecido

E louvaremos a sorte de conservar um amigo.

E então nos lembraremos de tudo aquilo que perdemos

De uma vez aprenderemos tudo o que não aprendemos.

E não teremos inveja, pois todos terão sofrido.

E não teremos apatia, seremos mais compreensivos.

Valerá mais o que é de todos, o que jamais conseguiram.

Seremos mais generosos, e muito mais comprometidos.

Entenderemos o quanto significa estarmos vivos.

Sentiremos empatia por quem está e por quem já se foi

Admiraremos o velho que pedia dinheiro no mercado,

Que não sabíamos o nome e que sempre esteve ao seu lado,

E talvez o velho pobre fosse o seu Deus disfarçado.

Nunca perguntou o nome dele,

porque estava com pressa.

E tudo será um milagre, tudo será um legado.

E se respeitará a vida, a vida que nos foi dada.

Quando a chuva passar, te peço

Deus, arrependido,

Que nos devolva coisas melhores, como tinha sonhado para nós.

Padre Antonio, ao final da celebração, agradeceu a presença e o apoio de Dom Eduardo. O reitor destacou o sentimento de gratidão a Deus pela presença sem fraterna e libertadora ao longo desses 40 anos e a Dom Eduardo, neste tempo de vacância que cuida e quer bem a diocese de São Carlos.

Ao findar da celebração, Dom Eduardo juntamente com os padres presentes inauguraram uma placa comemorativa dos 40 anos do Seminário