Pe. Rubens dez 20, 2021

Dom Eduardo preside Sacramento da Crisma na Paróquia Santo Antônio em Barra Bonita

Da redação, com informações de Gabrieli Capelozza e foto Luiz Rogério Lossurdo

No dia 07 de dezembro de 2021 aconteceu na Paróquia de Santo Antônio o Sacramento do Crisma, e foi presidida pelo então Administrador Diocesano – Dom Eduardo Malaspina, juntamente com o Pároco Padre Willian Marcelo Silva, marcando o recebimento do Sacramento para cerca 80 jovens adolescentes e adultos da cidade de Barra Bonita (SP).

Neste dia, nos encontramos na 2ª semana do Advento e a Igreja faz memória à Santo Ambrósio, além de ser véspera da Solenidade da Imaculada Conceição. Claramente essa data tem muito a nos dizer, principalmente após Dom Eduardo discorrer em sua homilia o quanto Jesus é um bom pastor.

Baseando-se na Sagrada Escritura – Primeira Leitura (Isaías 40, 1-11), Salmo 95, Evangelho (Mateus 18, 12-14) – e principalmente fazendo relação com o tempo difícil que vivemos, Dom Eduardo frisou o quanto é preciso deixar o murmuro para trás, que é necessário compreender que o Senhor é um Deus que nos ama e nos escolheu antes mesmo da nossa concepção.

Que Jesus é um Deus que consola o seu povo, e quando vivemos momentos difíceis, que intitulamos como deserto, é preciso ter persistência e reconhecer que foi no deserto que o Senhor se preparou para trazer a boa nova a cada um de nós.

Somos intitulados como as ovelhas e muitas das vezes nos deparamos na situação da ovelha perdida, que se encontra sem rumo, que busca deixar a sua casa, deixar o seu posto, deixar o seu lugar, para ir em busca de algo incerto para tentar se preencher.

Mas Jesus, como bom Pai e Pastor que Ele é, traz luz para as sombras e vai na direção de cada filho amado, buscando encontrá-lo e trazê-lo de volta para casa.

“… Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo, ele mesmo tange as ovelhas.”.

“Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.”

Podemos ver claramente que, independente do que façamos, Deus é nosso amigo. Através do seu infinito amor Ele demonstra que é o Cordeiro Imolado que é o nosso eterno salvador, que preferiu a cada um de nós ao morrer naquela cruz. O amor de Jesus nos leva aonde devemos ir, onde possamos sentir a sua infinita misericórdia.

Como mencionado, em muitos momentos somos aquela ovelha perdida. Em meio a tantas dificuldades e sombras não nos sentimos dignos desse amor, mas somente o amor do Senhor é capaz de nos acalmar e nos levar a desejar a amá-lo assim como Ele nos ama.

Jesus age como o bom pastor que vai ao nosso encontro, que não desiste de nós mesmo quando nós mesmos desistimos. Ele deseja nos amar e por amor quebra nossas pernas e nos carrega em seu ombro, para que assim possamos gastar bom tempo com ele e sentir o seu cheiro para não fugir mais.

Crismandos, no dia de hoje deixem a confiança de vós naquele que é o único que não passa, não gastei tempo com desejos mundanos, buscai alcançar a santidade e suplicai todos os dias: “Maranata, vem Senhor Jesus!”

Que a partir do sacramento do Crisma, o Senhor possa tornar algo novo e transformador na vida de vocês, que vocês almejam conhecer mais a Deus, a Igreja e seus sacramentos. Que tenham intimidade com Jesus e a partir de agora vós possais olhar melhor a vida e buscar viver de modo que mais agrade a Deus.

O Crisma é visto como uma forma de fazer discípulos, de levar a Palavra de Deus, de levar Jesus para as pessoas. Que esse Sacramento seja o início de uma obra nova, que seja sinônimo de transformação na vida de vocês.