Pe. Rubens nov 16, 2022

Dom Eduardo Malaspina representa a Diocese de São Carlos no 18º Congresso Eucarístico Nacional

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Dom Eduardo Malaspina, acompanhado dos Padres Ferdinando José Santos Magalhães e Luiz Felipe Pereira de Melo, representaram a Diocese de São Carlos no 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife. Uma missa em ação de graças pela realização do Congresso foi celebrada, às 8 horas, no mezanino do Centro de Convenções, em Olinda, nesta última sexta-feira, dia 11 de novembro, abrindo a programação do evento.

Dom Fernando Saburido chegou ao Centro de Convenções acompanhado do cardeal Dom António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, que foi enviado pelo Papa Francisco para representa-lo e presidir as principais celebrações. Também o núncio apostólico para o Brasil, Dom Gianbatista Diquattro, juntou-se aos bispos para participarem do momento de abertura oficial da Feira Católica, realizada no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções.

Os Bispos participantes reuniram-se na catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. Unidos ao legado pontifício Cardeal Dom Antônio Marto, e ao núncio apostólico para o Brasil Dom Gianbatista Diquattro, os Bispos rezaram a Liturgia das Horas e ouviram um pouco sobre a história da Igreja Catedral.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, acolheu os irmãos no Episcopado e deu-lhes um presente: uma réplica da cruz peitoral de madeira usada por Dom Helder e que representa a simplicidade e o despojamento com que cada um deve assumir a missão de evangelizar. “O Congresso Eucarístico traz esse apelo pelo verdadeiro amor, comprometido com os pobres, como no exemplo do ministério do nosso Servo de Deus dom Helder”, disse o Arcebispo.

Ao receberem a cruz os bispos não hesitaram em retirarem a tradicional, de metal, que carregavam na oração, e usaram a nova cruz de madeira, num sinal de adesão ao apelo do Congresso, traduzido no tema: “Pão em todas as mesas”.

Mais de 150 expositores participaram da Feira, que reuniu stands de vendas de material litúrgico, livros, objetos devocionais. Congregações, fraternidades e ordens religiosas expuseram seus carismas e suas histórias em uma área específica do pavilhão, divulgando a espiritualidade que conquista vocações.

A Feira Católica do 18º Congresso Eucarístico Nacional contou ainda com apresentações culturais e catequeses diárias.

Confira alguns momentos da Participação de Dom Eduardo Malaspina no 18º Congresso Eucarístico Nacional

Dom Eduardo Malaspina é recepcionado no estado do Pernambuco para participar do 18º Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado na cidade de Recife-PE. O Bispo Auxiliar e acompanhado do Padre Ferdinando foram acolhidos pelo Padre João Henrique e seus paroquianos no Aeroporto de Guararapes.
Registro do encontro com o Bispo Auxiliar da Diocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva. Estão ainda na foto os padres Ferdinando e Luiz Melo, ambos da Diocese de São Carlos.
Dom Eduardo Malaspina teve a oportunidade de conversar com o filósofo Leandro Karnal.

Com o Frei Jeferson, Frei Reginaldo e o Padre Luiz, neste Domingo, dia 13/11, Dom Eduardo Malaspina esteve presidindo Missa na Igreja Matriz do Bairro do Pina, na capital pernambucana.
Dom Eduardo Malaspina, ao lado de Sua Eminência Reverendíssima, Dom António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima, Legado Pontifício durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional.