Pe. Rubens maio 31, 2021

Dom Eduardo Malaspina preside Sacramento da Crisma em Araraquara

Por Daniela Silotto | Foto: Neto Cicari – Pascom Paroquial Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Araraquara

O fogo do Espírito Santo inundou os corações de 19 jovens e adultos – das Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Santa Teresinha do Menino Jesus, de Araraquara – que receberam, no domingo, 30 de maio, o Sacramento da Crisma, confirmando sua fé no Cristo e na Igreja.

A Santa Missa, celebrada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi presidida com grande alegria pelo Administrador Diocesano, Dom Eduardo Malaspina; pelo Ecônomo da Diocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Nelson da Silva Ramos; pelo pároco da Santa Teresinha, padre Edvan Freire Nunes; pelo vigário paroquial da Nossa Senhora Aparecida, padre Ricardo Alexandre; além do Diácono José Luiz, da Santa Teresinha, e do Diácono Transitório, Cassiano Parizotto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A bela celebração reuniu familiares dos crismandos e membros da comunidade, que celebraram juntos esse importante momento na vida desses cristãos.

Adultos na fé

Logo no início da Santa Missa, Dom Eduardo Malaspina, padre Nelson da Silva Ramos e padre Edvan Freire Nunes apresentaram à comunidade os crismandos e seus padrinhos. “Crismandos, vocês estão dando um passo importante em suas vidas. Agora, vocês são adultos na fé. E são chamados a darem, cada vez mais, um testemunho vivo e profundo de Deus”, explicou Dom Eduardo. “Nesta caminhada, vocês não estão sozinhos! Padrinhos, vocês precisam estar sempre por perto deles, os apoiando em cada momento. Ajudem, façam parte de forma ativa da história de seus afilhados. Estejam sempre com a mão em seus ombros, os conduzindo pelos caminhos da fé”, ressaltou.

Crer mais. Amar mais. Servir mais!

Ao celebrar o Sacramento da Crisma no dia em que a Igreja comemorou a Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Eduardo Malaspina exortou a todos, em sua homilia, sobre a beleza deste mistério da fé. “O Mistério da Trindade é vivificador! Temos o Pai, fonte da vida. Temos Jesus, a rota do amor. E o Espírito Santo, a respiração da esperança. Três pessoas em uma. Nos levando sempre ao encontro do outro”, afirmou.

“Ao mergulharmos nas leituras desta noite, precisamos deixar marcados em nossos corações a mensagem do Senhor. Na primeira leitura, vemos a proximidade de Deus. Tenhamos esta certeza: Deus está conosco! Em meio a tantas situações difíceis que encontramos no dia a dia, o Senhor se faz presente. Ele nos diz: “Estou contigo, sofrendo com você. Eu permaneço com você”, afirmou o Administrador Diocesano.

“Na segunda leitura, aprendemos que Deus é nosso Pai! Somos filhos muito amados Dele. Somos herdeiros de Seu amor e, por isso, precisamos confiar totalmente Nele. E, no Evangelho, temos a Comunhão e a Alegria! Somos chamados a testemunhar o Evangelho, a expandir a Palavra do Senhor, a proclamar e transmitir a alegria de viver em Cristo. Nossa alegria deve ser a primeira mensagem que passaremos aos outros”, disse Dom Eduardo, com um grande sorriso em seus lábios.

Em sua exortação, Dom Eduardo Malaspina ainda lembrou a todos que nosso Deus não é solitário, é comunhão de pessoas. “A Trindade é a comunidade perfeita. É a comunidade do amor, da solidariedade. E quando vivemos esta solidariedade, nós somos reflexos da Trindade. Por isso, precisamos ver o outro e agir pelo outro. Nosso pensar precisa partir da necessidade do outro e não do nosso egoísmo”, alertou.

E, ao falar diretamente com os crismados e seus padrinhos, Dom Eduardo ressaltou a necessidade de sempre clamar pelo Espírito Santo de Deus. “Peçam sempre a graça de crer mais, amar mais e servir mais!”, finalizou.