Pe. Rubens jun 29, 2022

Dom Eduardo Malaspina preside Missa pelo Centenário do Apostolado da Oração em Borborema

Da redação, com informações da Pascom São Sebastião

Com grande júbilo a comunidade paroquial celebrou as comemorações do Centenário de criação do Apostolado da Oração em Borborema, com o encontro e, também, a Santa Missa no domingo, dia 26 de junho na Igreja Matriz São Sebastião, presidida pelo bispo auxiliar de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina e concelebrada pelo pároco, Pe. Walterlei Anderson de Sá.

Antes da celebração, às 14 horas, aconteceu o Encontro celebrativo do Apostolado da Oração, estavam presentes membros do A.O. das cidades vizinhas, Ibitinga, Itápolis e Matão. Foram dois momentos que ocorreu durante o encontro, em que foi tratado sobre a espiritualidade do Apostolado e sobre a devoção do Sagrado Coração de Jesus na vida de Santa Margarida Maria Alacoque.

No início da celebração, Dom Eduardo expressou seu agradecimento em participar deste centenário do Apostolado na Paróquia de Borborema, que vive também, o ano do seu Centenário de Criação.
O Apostolado da Oração foi fundado na comunidade pelo primeiro pároco, Cônego Heriberto Goettersdorfer em 23 de junho de 1922, na recém criada paróquia, sendo o primeiro movimento pastoral. Na ocasião foi entregue a fita de 7 zeladoras e 72 irmãos zeladas e zelados.

Na homilia, o bispo auxiliar afirmou que o A.O. é uma grande escola de oração, de todas as idades e todos imbuídos do mesmo ideal, de ser, na Igreja, um sinal de presença orante e missionária por meio da fé e da caridade, inseridos em sua realidade pessoal e na comunidade.

“Somos enviados, como discípulos e discípulas amados, a oferecer o nosso coração manso e humilde, como o do Mestre, a um mundo tão necessitado de saúde e de esperança”, comentou Dom Eduardo.
Ensinamentos que brotam do Sagrado Coração de Jesus. Dom Eduardo salientou que, a melhor devoção ao Sagrado Coração é poder entrar em Seu Coração, sentir o amor de Cristo, é sentir que todos são amados por Cristo, é aprender que o caminho do verdadeiro seguimento não é um ato de piedade, mas uma atitude de vida no amor.

Dom Eduardo, ainda destacou que, muitos ainda estão enfartando espiritualmente neste período de pandemia, pois não vivem mais a experiência de comunhão com Deus e, também, não vive mais a experiência de comunhão com o próximo. Uma dimensão do Coração de Jesus é que Ele é uma porta por onde todos devem entrar e a outra, é a humildade, a reparação, o Coração que acolhe e restaura.
No final da celebração, as crianças da catequese e da comunidade, realizaram uma singela coroação ao Sagrado Coração de Jesus, marcando este momento especial do Centenário do Apostolado e de encerramento do mês de junho.

Por fim, o Bispo Auxiliar, agradeceu a todos que participaram desta celebração, ao Padre Walterlei pela acolhida e o convite para participar deste centenário e, aos membros do Apostolado pediu que continuem esta bonita missão do testemunho de rezar incessantemente pela Santa Igreja e pelas necessidades da humanidade, pois o coração da missão da Igreja é a oração.

As comemorações deste centenário em Borborema, iniciaram com a Novena do Sagrado Coração de Jesus, de 13 a 17 e de 20 a 23 de junho. No dia 24 de junho, foi celebrada a Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus às 15 horas na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Walterlei Anderson de Sá. E, também, todos os dias do mês de junho está sendo recitado o terço às 15 horas na Matriz com os membros do Apostolado, em agradecimento pelos 100 anos de criação.

Clique aqui e confira mais fotos