Pe. Rubens jul 8, 2022

Dom Eduardo Malaspina participa da comemoração dos 10 anos e 500° Terço dos Homens da Paróquia do Divino Espírito Santo

Da Redação, com informações da Pascom Divino Espírito Santo

No dia 06 de agosto de 2012, solenidade da Transfiguração do Senhor, deu-se início o Terço dos homens em nossa comunidade. Por iniciativa do pároco, Padre José Carlos, um grupo de homens piedosos dobraram os joelhos diante do Santíssimo Sacramento, exposto sobre altar da belíssima Igreja paroquial. Simultaneamente, um grupo de mulheres também se reuniram na capela de Santo Antonio, num bairro de nossa Cidade.

O grupo do terço dos homens, liderado pelo pároco, se reuniam às segundas-feiras, a partir das 19:30 hs. Rezavam os Mistérios do terço do seguinte modo: Primeira segunda-feira, terço gozoso; segunda segunda-feira terço doloroso; terceira segunda-feira terço glorioso e quarta segunda feira terço luminoso. Ao término do terço, segue a benção do Ssmo. Sacramento e uma mensagem própria da palavra de Deus.

O terço dos homens, em nossa comunidade surgiu com a motivação de extinguir, ou senão diminuir os casos de suicídios em nossa Cidade, visto que no ano de 2012 foram registrados 29 destes terríveis casos, entre eles jovens, adultos, homens e mulheres. Visando este desterro, este grupo de homens, tão logo tomaram em suas mãos o terço, e na fé, na esperança e na persistência rezavam, incansavelmente, suplicando a Jesus Eucarístico e Sua Mãe Santíssima a intervenção em prol da vida e do fim deste terrível mal. Em poucos meses o grupo de homens foi crescendo em número e qualidade, a ponto de tomarem todos os espaços internos da Igreja Matriz. Nos primeiros anos eles somavam em números mais ou menos de 700 a 800 homens. Participaram durante três anos seguidos da romaria Nacional do Terço dos Homens, em Aparecida, no mês de fevereiro.

A iniciativa de rezar com este objetivo já citado, rendeu resultados positivos. Foi notável o declívio do número dos suicídios, pois dos 29 casos em 2012, caiu para 17 no ano de 2013, para 09 em 2014 e 03 casos em 2015. Mesmo com o aparecimento da Covid 19 os números continuaram em queda destes terríveis fatos e acontecimentos.

O terço dos homens em nossa comunidade, obteve outras conquistas. Muitos destes homens que estavam afastados da vivência e convivência eclesial regressaram às santas missas dominicais. Muitos lares foram apaziguados e muitos testemunhos de milagres foram relatados. É certo que a pandemia trouxe para este grupo, uma aparente dispersão, mas o grupo encontrou um lugar fora do recinto da Igreja e nas mesmas segundas-feiras, se reuniam sobre o gramado do jardim, ao lado da porta lateral da igreja, para rezar e cantar os Mistérios do terço. Tudo era feito para não perder o ritmo e o zelo do encontro do terço dos homens. Também foi uma oportunidade a mais para que a pastoral da comunicação (Pascom) lançar-se mão das lives, e transmitir ao vivo tais encontros em nossa comunidade.

Assim se passaram 10 anos (2012 a 2022) e chegamos ao número de 500 encontros do terço dos homens, e para celebrarmos este momento, tivemos a alegria da presença de nosso Bispo Auxiliar dom Eduardo Malaspina, o qual presdiu este momento do terço dos homens, que contou com cerca de 300 participantes. Sua mensagem de otimismo foi acompanhada de um pedido de perseverança a todos, anunciando que o dia “08 de setembro será editado como Dia Nacional do Terço dos Homens, em todo território nacional”. Abençoando a todos, por tamanha dádiva e devoção ao Santo Terço diante do Ssmo. Sacramento, e rezando aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida e do glorioso São José, o senhor bispo recordou que “o terço é a oração dos humildes, mas também é uma piedade que fortalece a caminhada da igreja e dos homens de fé. O terço e seus Mistérios de Redenção nos remete aos pedidos de Nossa Senhora para a conversão dos pecadores, da salvação das almas, pela paz no mundo e pela unidade de toda a igreja e seus fiéis”. Disse ele ainda: “Quando os homens rezam o terço de joelhos o inferno treme”. Por último nos lembrou o nosso pároco, parafraseando as palavras do bispo: ”lembremos que Jesus e sua mãe estão sempre aqui, esperando o nosso encontro, o terço dos homens para juntos edificar a pessoa humana de cada um, as nossas famílias e a nossa comunidade”.

Foram entregues duas pequenas recordações para esta data memorável, uma ao senhor Bispo dom Eduardo Malaspina e outra ao pároco Padre José Carlos, pelo transcorrer desta data em nossa Paróquia do Divino Espírito Santo de Dois Córregos. Salve, o terço dos homens!