Diocese São Carlos dez 6, 2018

Dom Eduardo Malaspina celebra rito de consagração do altar da Comunidade Imaculada Conceição

Dom Eduardo Malaspina celebra rito de consagração do altar da Comunidade Imaculada Conceição

Com informações do Padre Gilmar Rodrigues

O Bispo Auxiliar de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, presidiu na noite desta última quarta-feira (05), uma celebração toda especial na comunidade Imaculada Conceição, paróquia Santa Ângela, onde realizou a consagração do altar da capela da Comunidade.

Concelebrando estiveram, pároco Gilmar Rodrigues e o padre Reginaldo Marcolino, Diocese de Lins, que juntamente com a comunidade, participaram desse momento único da igreja, que a partir de agora passa ter seu altar fixo. O altar novo demorou cerca de dois anos para ficar pronto e é todo feito de granito.

Durante a sua homilia, Dom Eduardo falou da importância de um altar dentro da igreja e todo o simbolismo que existe no rito de consagração. “O altar é Cristo, é a mesa da Palavra e principalmente a mesa do Pão. O altar é centro da igreja e simboliza Cristo, a aliança entre Deus e seu povo. É de pedra, para não sair do lugar e simbolizar a aliança eterna. É um lugar de sacrifício, de reflexão, um lugar onde o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo. O altar é o lugar da liberdade, da doação, da entrega de Jesus, aqui é onde foi feito todo o sacrifício para a nossa salvação, por isso é tão solene a consagração do altar”, concluiu.

A Consagração do Altar

A Igreja recomenda um altar de pedra para não ser confundido com uma simples mesa, porque Cristo é a Pedra Angular e o altar deve representar o próprio Cristo. O rito de consagração do altar a celebração apresenta algumas sutis diferenças da missa comum. Após a homilia o Bispo unge o altar com o óleo do Crisma; na sequência temos o rito da iluminação, acendendo as velas do altar; e as música acompanham o eixo do salmo do dia.

Confira algumas fotos:

consagração do altar da Comunidade Imaculada Conceição

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.