Diocese São Carlos dez 6, 2018

Dom Eduardo Malaspina celebra rito de consagração do altar da Comunidade Imaculada Conceição

Com informações do Padre Gilmar Rodrigues

O Bispo Auxiliar de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, presidiu na noite desta última quarta-feira (05), uma celebração toda especial na comunidade Imaculada Conceição, paróquia Santa Ângela, onde realizou a consagração do altar da capela da Comunidade.

Concelebrando estiveram, pároco Gilmar Rodrigues e o padre Reginaldo Marcolino, Diocese de Lins, que juntamente com a comunidade, participaram desse momento único da igreja, que a partir de agora passa ter seu altar fixo. O altar novo demorou cerca de dois anos para ficar pronto e é todo feito de granito.

Durante a sua homilia, Dom Eduardo falou da importância de um altar dentro da igreja e todo o simbolismo que existe no rito de consagração. “O altar é Cristo, é a mesa da Palavra e principalmente a mesa do Pão. O altar é centro da igreja e simboliza Cristo, a aliança entre Deus e seu povo. É de pedra, para não sair do lugar e simbolizar a aliança eterna. É um lugar de sacrifício, de reflexão, um lugar onde o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo. O altar é o lugar da liberdade, da doação, da entrega de Jesus, aqui é onde foi feito todo o sacrifício para a nossa salvação, por isso é tão solene a consagração do altar”, concluiu.

A Consagração do Altar

A Igreja recomenda um altar de pedra para não ser confundido com uma simples mesa, porque Cristo é a Pedra Angular e o altar deve representar o próprio Cristo. O rito de consagração do altar a celebração apresenta algumas sutis diferenças da missa comum. Após a homilia o Bispo unge o altar com o óleo do Crisma; na sequência temos o rito da iluminação, acendendo as velas do altar; e as música acompanham o eixo do salmo do dia.

Confira algumas fotos:

consagração do altar da Comunidade Imaculada Conceição