Pe. Rubens ago 16, 2019

Dom Eduardo e a Semana da Família

Com informações do Padre Sandro Portela, Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Na última quarta-feira, 14, Dom Eduardo esteve na cidade de Brotas, Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, e presidiu a Santa Missa pelas famílias na Igreja Matriz daquele município de nossa Diocese. A solene liturgia foi concelebrada pelos padres de Brotas – Padre Sandro Portela, que, além de Vigário Episcopal daquele Vicariato e Reitor do Seminário Propedêutico, é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores; pelo Padre Marcelo Vicentin, Vice-Reitor do Propedêutico e Pároco da Paróquia São Francisco de Assis; e pelo Padre Paulo Caparelli, Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião do Patrimônio e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Grande número de fiéis lotaram a Igreja Matriz e rezaram pelas famílias, refletindo sobre o tema proposto pela CNBB para a Semana da Família de 2019, em comemoração aos 25 anos da Campanha da Fraternidade de 1994, que tinha como tema “A família, como vai?”

Após a celebração eucarística, Dom Eduardo ministrou uma palestra sobre os problemas e dificuldades que a família enfrenta no mundo de hoje, oferecendo, de forma muito dinâmica e pedagógica, elementos para a reflexão dos presentes sobre como superar os momentos de crise que possam surgir na vivência familiar.

Com os jovens ainda não casados, Dom Eduardo discorreu sobre a importância desses viverem um bom momento de namoro como etapa de conhecimento do outro, e de si mesmo, a fim de se evitar separações no início dos anos de casados, lembrando que a grande parte dessas uniões que fracassam é porque não se aproveitou esse momento como um período de preparação para o que se estava por vir.

Com os casados, Dom Eduardo lembrou que o perdão deve ser a mola propulsora de manutenção de todo relacionamento e que a manifestação de carinho é o carro chefe para a verdadeira felicidade a dois.

Aos viúvos e viúvas lembrou que a esperança e o amor nunca podem terminar.

Aos filhos dedicou boa parte de sua reflexão, lembrando que o respeito e a paciência, bem como a gratidão, devem nortear a vida das famílias.

Ao final do encontro, o Bispo Auxiliar propôs um momento de oração e de renovação do Sacramento do Matrimônio aos casais que estavam presentes.

Todos saíram satisfeitos e animados com as colocações de Dom Eduardo e cientes de que os problemas que ocorrem e as dificuldades encontradas em todas as famílias são mais facilmente superados se procurarmos imitar a Sagrada Família de Nazaré e pela vivência do mandamento do amor.