Pe. Rubens jun 4, 2021

Dom Constantino Amstalden quarto Bispo da Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Dom Constantino Amstalden, o Papa Paulo VI, a 11 de Março de 1971, nomeou para São Carlos, a pedido de Dom Ruy Serra, na pessoa de Dom Constantino Amstanden, Titular de Hierpiniana, o Bispo Coadjutor e Administrador Apostólico “SEDE PLENA”.

Dom Constantino nasceu em Helvetia, Indaiatuba, em 07 de Julho de 1920. Faleceu em 14 de Fevereiro de 1997. Foi ordenado Padre em 08 de Dezembro de 1947; Reitor do Seminário de São Roque SP, por 21 anos e Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo no Bairro da Bela Vista, na capital paulistana. Foi ordenado Bispo a 23 de Maio de 1971 em Campinas, sendo Bispo Sagrante: Dom Antonio Maria Alves de Siqueira, Arcebispo de Campinas, e consagrantes: Dom Ruy Serra e Dom Cintra, este Bispo de Petrópolis.

Logo no primeiro ano do seu episcopado, Dom Constantino organizou uma Comissão para a elaboração do Primeiro Plano de Pastoral para o biênio 1972/1973, de acordo com as linhas da Pastoral de Conjunto da CNBB. Seguiram-se os 2º e 3º planos bienais. Em 1977 reformulou-se o método de trabalho pastoral na Diocese através do Curso de Reciclagem Pastoral, orientado pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Albano Cavallin, em que se deu ênfase aos trabalhos nas 04 Regiões Pastorais da Diocese, de acordo com suas características próprias. Em 1980 convocou a Primeira Assembleia Diocesana de Pastoral, seguidas pelas outras Assembleias anuais.

Paroquias criadas por Dom Constantino Amstalden: São Roque de Água Vermelha; São José de Araraquara; São Benedito de Jaú; São Benedito de Sales; Nossa Senhora Aparecida de Matão; Nossa Senhora Auxiliadora de Jaú; Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião de São Carlos.