Pe. Rubens abr 25, 2022

Disponível subsídio formativo e celebrativo para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

A Pascom Brasil divulgou nesta sexta-feira, 22, o subsídio para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo 29 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor.

O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e servirá de auxílio para os agentes da Pascom aprofundarem as reflexões sobre o tema escolhido pelo Papa Franscisco e sua reflexão na mensagem Escutar com o ouvido do coração. Cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) poderá se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial, ou on-line.

Dentre as novidades do material deste ano, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto. Para baixar o material interativo em PDF, clique aqui.

A apresentação do material foi feita pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol. Ele convida os comunicadores a lerem a mensagem do Papa Francisco, neste tempo de caminhar juntos e exorta: “Inclinem-se! Escutem! Falem!”

Dom Mol também interroga como escutar com o coração, sendo que este órgão não tem ouvidos, e relaciona o ato com a missão da Igreja.

“Na ação pastoral e evangelizadora da Igreja, escutar é uma obra constante de comunicação, mas só saberemos se o ato de inclinar para escutar em profundidade, com o coração, cumpre, efetivamente, a sua missão, se houver transformações pessoais, conversões pastorais, mudanças de estruturas eclesiais, com vistas a aumentar o testemunho de Jesus Cristo, a participação na comunidade eclesial, ao compromisso com mudanças na sociedade. O ato de escutar chega ao coração dos pastores, dos agentes pastorais, dos educadores da fé, dos membros do povo de Deus, como um clamor: faça alguma coisa! E conte comigo!”

Textos de aprofundamento

Nas edições anteriores do subsídio, um elemento sempre presente são as chaves de leitura, com indicativos das principais abordagens feitas pelo Papa Francisco e um norteamento para a leitura e melhor apreensão do conteúdo. Neste ano, dois textos também ampliam a reflexão.

O padre Francisco de Aquino Júnior, presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza, colabora com o texto intitulado: “Escuta – Comunicação – Comunhão: comunicação numa Igreja Sinodal”. O outro texto é de autoria do psicanalista René Dentz, professor do departamento de Filosofia e do curso de Psicologia da PUC Minas, cuja abordagem é “Escutar, estar junto, comunhão, empatia, acolhimento. Eis os anseios dos tempos de Francisco!”

Assim como na edição de 2021, há um roteiro para celebração da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), que foi preparado pela equipe do Cristonautas Brasil, parceira da Pascom Brasil. Este ano, o texto bíblico escolhido foi a passagem de Marcos, capítulo 12, versículos de 28 a 34. A leitura orante pode ser feita de forma comunitária ou individual.

O subsídio prevê, também, roteiro para três rodas de conversa, considerando públicos específicos. Em cada roteiro há a orientação para quem se destina e sugestões de como realizá-la.

Dicas de leitura e filmes

Para enriquecer ainda mais o material e apontar outras formas de reflexão sobre a temática da escuta, o subsídio traz diversas dicas de livros e filmes, que poderão ser utilizados tanto neste período que antecede a celebração do Dia Mundial das Comunicações, quanto no decorrer do ano.

Dentre os filmes, está o vencedor do Oscar 2022, No ritmo do coração, que narra a história de uma jovem filha de pais surdos. A família comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby, a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Em cada indicação de filme, há um link para a plataforma na qual é possível assisti-lo.