Pe. Rubens jan 13, 2022

Disponível curso on-line gratuito para conhecer mais sobre João Paulo I

Da redação, com Vatican News

Aproximar as pessoas das origens do Papa Luciani, de seus professores, de sua família, do seu caminho de crescimento, a fim de compreender melhor suas raízes e as etapas mais significativas da sua vida. Este é o objetivo do curso interativo on-line “Albino Luciani, Papa João Paulo I, filho de emigrantes de Belluno”.

O curso oferece 10 aulas gratuitas, com duração de cerca de meia hora cada. Elas são ministradas pelos professores Claudia Tancon e Patrizio De Ventura. O conteúdo pode ser encontrado no site www.accademiabm.it. Desejo é que as pessoas conheçam a figura do Albino Luciani, que será beatificado no próximo dia 4 de setembro em Roma, na Praça de São Pedro, pelo Papa Francisco.

João Paulo I foi Papa por apenas 33 dias – de 26 de agosto a 28 de setembro de 1978. Sua causa de beatificação foi aberta em 23 de novembro de 2003 na diocese de Belluno-Feltre, onde foram ouvidas 167 testemunhas. Ela foi concluída na Congregação para as Causas dos Santos, em 9 de novembro de 2017, com a proclamação das virtudes heroicas.

Em 13 de outubro de 2021o Papa Francisco reconheceu o milagre de uma cura extraordinária atribuída à intercessão de João Paulo I e assim decretou sua beatificação.

Projeto que envolveu várias instituições

O projeto do curso on-line foi realizado pela Fundação Papa Luciani de Canale d’Agordo Onlus, com a colaboração da Associação Bellunesi no Mundo e a contribuição da Região do Vêneto. Também o curso teve o auxílio de algumas obras de aprofundamento e estudo, imagens de repertório, algumas inéditas, retiradas dos arquivos do centro de estudos da Fundação e das instalações do Museu e da casa onde nasceu o Papa Luciani, que podem ser visitadas hoje em Canale d’Agordo.

Estes são os temas das lições: “Das Montanhas Dolomitas até o trono de Pedro”. “As Dolomitas de Albino Luciani”; “Um filho de emigrantes: a emigração de Agordo entre os séculos XIX e XX”; “Até o Papa tem uma família. Os familiares de João Paulo I”; “Os professores do Papa: um olhar sobre os educadores do futuro Sumo Pontífice”; “Albino torna-se padre”; “Um bispo no turbilhão do Concílio”; “Um patriarca enfrentando a revolução social”; “O Papa dos 34 dias”; “A morte do Papa”; “O legado de João Paulo I”.

“Sem dúvida, é uma maneira simples e acessível para todos conhecerem um pouco mais sobre o mundo ligado ao Papa Luciani e a atividade na qual estamos engajados há 13 anos”, afirmou o diretor da Fundação do Papa Luciani, Loris Serafini.

Albino Luciani. Papa Giovanni Paolo I. Figlio di emigranti bellunesi