Pe. Rubens dez 16, 2022

Diocese realiza Estágio Vocacional

Da redação, com informações do Padre João Eudes Alves Ferreira – Assessor da Pastoral Vocacional

No ano em que celebramos o 3º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação: graça e missão”, e com o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc. 24, 32-33), no final de semana, dias 09,10 e 11 de dezembro, a nossa Diocese de São Carlos, realizou mais um Estágio Vocacional, no Seminário Maior de Filosofia, João Paulo II.

Dezoitos vocacionados, dos quatro vicariatos, participaram do processo de discernimento vocacional. Após serem acompanhados, ao longo do ano, pelos promotores vocacionais, participarem de alguns encontros e, de serem acompanhados, pelo próprio pároco de origem, foram acolhidos doze vocacionados para o ingresso no Seminário Propedêutico, no ano de 2023. Os demais vocacionados continuarão discernindo a vocação.

Durante o Estágio Vocacional nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz e seu auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, se fizeram presentes deixando uma mensagem de encorajamento e continuidade no processo de discernimento, aos vocacionados, nos recordando que quem nos chama é o Senhor. Como os discípulos de Emaús, Ele vai “aquecendo” o nosso coração e nos chamando a caminhar com Ele. Com Ele caminhando, o sim vai se renovando diariamente.

O objetivo do Ano Vocacional traz a seguinte proposta: “Promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. Por isso, pedimos a todos os irmãos e irmãs, da nossa Diocese, que rezemos insistentemente, sobretudo neste Ano Vocacional, que o Senhor continue suscitando mais vocações para sua Igreja.

Aos vocacionados que iniciarão o Seminário Propedêutico em 2023, nossas orações, para o que o Senhor Jesus Cristo, modelo de toda vocação, vá confirmando, no sim diário, o chamado que lhes fez. Que eles configurem suas vidas a de Jesus Cristo, o bom Pastor.
Que são Carlos Borromeu e São João Maria Vianney intercedam por nós e pela nossa Diocese de São Carlos, ao Bom Deus, Pastor Eterno e Supremo que nos esforcemos a ser uma Igreja Sinodal.

Pastoral Vocacional Diocesana