Por G1 São Carlos e Araraquara e EPTV1
A Diocese de São Carlos (SP) permitiu o retorno das missas presenciais em sete cidades da região, onde foram permitidas flexibilizações da quarentena contra o novo coronavírus.
A medida, que vale para as igrejas católicas, permite a abertura dos templos para celebração em Dourado, Américo Brasiliense, Brotas, Ibaté, Boa Esperança do Sul, Trabiju e Ribeirão Bonito desde que sigam as normas de segurança e higienização (veja abaixo as condições).
As outras cidades que também estão na área de abrangência da Diocese – São Carlos, Itirapina, Araraquara, Gavião Peixoto e Matão – não foram liberadas para abertura e devem continuar transmitindo as celebrações pelas mídias sociais e outros meios de comunicação.
Veja a entrevista de Dom Paulo Cezar para o Jornal da EPTV 1ª edição.
De acordo com o bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, o retorno das missas foi permitido apenas nas cidades que publicaram decretos que autorizam as celebrações em igrejas.
A primeira cidade a retornar foi Brotas, no último final de semana, enquanto as outras devem abrir as igrejas no próximo sábado (6).
“Nós emitimos 11 normas, em especiais a ocupação de 30% do templo, o distanciamento entre uma pessoa e outra de 2 metros, a higienização do templo e também as pessoas deverão estar de máscaras, com as mãos higienizadas e não devem ter contato com outras pessoas durante a celebração”, disse.
Mesmo com a liberação das celebrações presenciais, a Diocese pede que as pessoas que são do grupo de risco continuem acompanhando as missas online e evitem sair de casa.
“São todas normas para preservar a vida humana, de forma que abrimos, mas abrimos com responsabilidade da preservação da vida humana”, disse o bispo.
Dom Paulo Cezar Costa — Foto: Reiza Lopes/Divulgação
Veja abaixo todas as regras para o retorno:
- Os católicos que são do grupo de risco são aconselhados a acompanharem as celebrações através dos meios de comunicação social;
- Todos devem se conscientizar da obrigatoriedade do uso de máscaras. Caso o fiel não a possua, seja aconselhado a retornar para casa, ou que seja oferecida uma máscara;
- Afastamento mínimo de dois metros entre os membros da assembleia litúrgica, a não ser que sejam pessoas de uma mesma família e que habitem juntas;
- Os bancos devem estar marcados os lugares onde se deverá sentar, as marcações poderão ser feitas por fitas ou postit;
- Limite de ocupação do templo de 30% da capacidade máxima;
- Não devem ser distribuídos folhetos de canto ou de missa, tanto quanto, que não haja distribuição de envelopes e ou santinhos de oração;
- Orientações sobre a ausência de contato físico entre as pessoas (cumprimentos com abraços, saudações de paz, etc);
- Aumento do número de missas;
- É aconselhável a medição da temperatura dos fiéis na entrada da igreja, mediante termômetro infravermelho sem contato e seja proibido o acesso daqueles que apresentarem quadro febril;
- As igrejas poderão estar abertas para orações pessoais durante o dia, sempre respeitando as normas sanitárias para higienização, evitando, assim, o contágio.
- Criação de uma equipe de higienização para limpar os lugares que as pessoas utilizaram, assim como os objetos litúrgicos após as celebrações.
