Pe. Rubens abr 17, 2020

Diocese pede que fiéis continuem em oração durante pandemia

Thayná Cunha | ACidadeON/São Carlos

Celebrando o tempo de ressurreição e meditando sobre a atual situação do país, a Diocese de São Carlos (SP) pede que os fiéis intensifiquem suas orações e mantenham o isolamento social como forma de enfrentamento ao novo coronavírus.

A celebração da Semana Santa foi um divisor de águas que trouxe a realidade da quarentena para muitos católicos. Os ritos católicos que envolvem procissões, bênçãos especiais dadas presencialmente e atuações da Paixão de Cristo, foram substituídos por vigílias, meditações e celebrações transmitidas ao vivo.

“Já vivenciamos a quaresma, e muitos padres e a igreja conseguiram ver a quarentena nesta quaresma. Agora fica o convite aos fiéis para fortalecerem essa igreja doméstica, vivenciando e refletindo dentro de suas casas tudo aquilo que até aqui vivenciavam dentro dos templos religiosos”, explicou o padre Robson Caramano, assessor de comunicação da Diocese de São Carlos.

Com a quarentena ainda determinada, as paróquias também devem continuar com as transmissões das missas online e conteúdo catequético para os cristãos. “É hora de ser igreja doméstica, se fortalecer na fé, junto de suas famílias para que, retornando deste isolamento social, a comunidade de fé seja fortalecida pelo testemunho pessoal que cada um foi capaz de fortalecer neste momento tão ímpar da história”, disse Caramano.

Isolamento social
Segundo Caramano, a Diocese segue de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que determina o isolamento e pede para que os fiéis participem das transmissões nos meios de comunicação.

“É claro que sempre com um cuidado de motivar os padres a serem agentes criativos no que diz respeito a ações pastorais dentro da comunidade para que seus fiéis não se sintam desamparados ou desassistidos neste período. Dentro deste contexto, os padres somam junto com outros profissionais que fazem questão na linha de frente deste combate ao coronavírus”, comentou.

Além das missas sem a presença dos católicos, celebrações de batizados e crisma também foram adiadas por tempo indeterminado. Já as cerimônias de casamento ainda podem ser realizadas, mas de forma reduzida.

“Demais sacramentos como batizados e crisma são celebrações que podem ser adiadas, mas os casamentos estão ficando a disposição dos noivos, tendo em vista que se forem realizados, serão realizados apenas na presença dos noivos e de duas testemunhas, como pede o Código de Direito Canônico. No entanto, muitos casais estão também adiando esta união matrimonial”, disse o padre.

Diocese pede que fiéis continuem em oração durante pandemia. Foto: Reprodução/SOS Oração
‘Tempo de fé’
Para ele, este é um momento crucial para intensificação da fé e união das famílias, que devem aproveitar o momento de quarentena para continuarem orando juntas também pela situação atual do país.

“Nós pedimos que os fieis possam beber de tudo que as paróquias estão oferecendo, mas também que não se esqueçam daquelas que são as práticas da fé como orações em família, a leitura orante da palavra, a oração do santo terço. São fontes de espiritualidade que ajuda a cada fiel a bem viver e se alimentar neste tempo de quarentena dentro da sua casa”.

“Estamos dentro deste tempo pascal, de ressurreição, tempos onde nos deparamos com o sepulcro vazio, e dentro até mesmo dos momentos de solidão que muitos estão vivendo, é importante sabermos que somente o sepulcro vazio é aquele que nos possibilita ter a certeza de que ele está no meio de nós. O Senhor está no nosso meio para nos fortalecer e nos acompanhar. Por isso não desanimemos e muito em breve queremos estar juntos de novo celebrando nossa fé, celebrando a alegria da nossa vida”, concluiu o padre.