Pe. Rubens nov 10, 2022

Diocese de São Carlos se prepara celebrar o VI Dia Mundial dos Pobres

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Reiza Lopes

O Dia Mundial dos Pobres será celebrado neste ano em 13 de novembro, penúltimo domingo do ano litúrgico, com o tema ‘Jesus Cristo fez-Se pobre por vós’ (cf. 2 Cor 8, 9). Em São Carlos neste sábado (12), Dom Luiz Carlos Dias – Bispo Diocesano vai realizar um momento de palavra e oracional, às 10h da manhã na Catedral de São Carlos Borromeu, na sequência a Diocese proporcionará um almoço junto à população em situação de rua e pessoas vulneráveis.

No VI Dia Mundial dos Pobres no Brasil, o Bispo Diocesano convida as instituições, organizações governamentais e da sociedade civil que atuam na defesa e promoção das pessoas vulneráveis (“pobres”), para um momento de oração, reflexão e comunhão: “É preciso trazermos luz para a realidade da pobreza e os esforços de todos os agentes que lutam cotidianamente no cuidado dos mais vulneráveis. Que este momento celebrativo nos traga mais proximidade e afetuosidade com nossos irmãos e irmãs.”, disse Dom Luiz Carlos.

São convidados para este momento também padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todos que atuam em sua comunidade paroquial, pastoral, movimento e estão envolvidos e comprometidos nos vários serviços de assistência, promoção e de transformação da realidade para que os pobres tenham vida: “Desejo manifestar, nesta ocasião, meu apreço e apoio aos muitos grupos, organizações e entidades voltados à prática da caridade e à ajuda concreta aos pobres. De fato, esses são muitos e trabalham, geralmente, no silêncio, sem fazer barulho. Peço que o nosso povo e as nossas comunidades apoiem de muitas maneiras essas entidades e organizações que fazem a caridade aos pobres. Da mesma forma, renovo meu apreço e apoio ao trabalho e missão da Pastoral Social, que possui um papel profético no serviço aos pobres em nossa Diocese”, concluiu o Bispo Diocesano.

O Dia Mundial dos Pobres recorda-nos de que a vida cristã passa pela prática das obras de misericórdia, das quais a Escritura trata em diversos momentos. São Vicente de Paulo dizia que a caridade precisa ser praticada de maneira pessoal, mas também de maneira organizada. Por isso, existem na Igreja numerosas organizações voltadas para a caridade, como as obras sociais e tantas iniciativas que agregam pessoas e recursos para ajudar os pobres e, ao mesmo tempo, oferecem a ocasião para que muitas pessoas se unam a essas iniciativas e pratiquem a caridade.

Confira a carta convite: