Diocese São Carlos jan 29, 2024

DIOCESE DE SÃO CARLOS REPRESENTADA NO ENCONTRO DA ASLI – VITÓRIA (ES)

Por Paulo Neto, Setor de Comunicação e Liturgia

Entre os dias 22 a 26 de Janeiro, dois leigos de nossa Diocese, Adenor Leonardo Terra e Paulo da Silva Neto estiveram na 35ª Assembleia da Asli (Associação dos Liturgistas do Brasil) e 9ª Jornada Litúrgica meditando o tema: Formação litúrgica: desejos, linguagens, caminhos.

Momento de grande meditação sobre a caminhada Litúrgica que estamos fazendo desde a Sacrosanctum Concilium à Desiderio Desideravi do Papa Francisco. Mais de 70 liturgistas do Brasil estiveram neste encontro ocorrido em Vitória, Espírito Santo, onde procuramos dialogar sobre as seguintes conferências:

1- O Movimento Litúrgico e a Consciência Formativa,. com o Assessor Prof. Me. Gustavo Haas

2- A promoção da formação litúrgica em Sacrosanctum Concilium, tendo como Assessor o Prof. Dr. Geraldo Buzianni

3- Liturgia e Interdisciplinariedade tendo como Assessor o Prof. Dr. Creômenes Tenório Maciel, SJ

4- A tridimensional formação litúrgica: academia, popular e virtual. Possibilidade de síntese
tendo como Assessor o Prof. Me. Márcio Pimentel

5- A mistagogia como método tendo como Assessor o Prof. Me. Márcio Pimentel

Além destas Conferências tivemos vários seminários e debates sobre diversos temas envolvendo música liturgica, espaço sagrado, linguagem ritual, entre outros. E fomos contemplados com os lançamentos dos Livros “Atualização Litúrgica”, no seu 6º volume, (tendo a composição de um capítulo pelo nosso Leigo Adenor Leonardo Terra) contendo o conteúdo do Encontro passado e também o livro “Formação Mistagógica da Celebração Eucarística”, escrito por membros da ASLI e da CNBB.

Equipe do Canto Litúrgico da ASLI
Momento de Conferência
Membros da Diretoria. Da esquerda para a direita: Padre Pitico, Frei Luis Felipe Marques, ofmconv, Dom Jerônimo OSB e Padre Rodrigo Arnoso, CSsR
Celebração de Encerramento