Pe. Rubens ago 17, 2021

Diocese de São Carlos promove live sobre o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Da Redação,

Acontece nesta terça- feira 17 de agosto, das 19h30 às 21h, o Encontro Diocesano na modalidade on line com os membros dos Conselhos de Pastoral Paroquial (CPPs) das Paróquias da nossa Diocese de São Carlos.

O objetivo desse encontro on line é preparar nossos leigos e leigas, para que, juntamente com nossos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, membros de pastorais, grupos e movimentos, e demais fiéis possam contribuir com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, convocada pelo Papa Francisco, na chamada “fase da escuta”.

Dom Eduardo Malaspina, Administrador Diocesano afirmou que todos podem participar, todos podem se inscrever via on line. Todos devem ser ouvidos e ter voz nesta Assembleia: “Buscaremos gerar diálogo e facilitar a compreensão das pessoas para melhor contribuir com o processo de discernimento proposto pelo Celam. Desta forma, convidamos amplamente todas as nossas lideranças de pastorais, movimentos e ministérios para esse momento de formação e sensibilização. Isso para entrarmos com empenho, alegria e entusiasmo no Processo de Escuta, ponto chave do caminho metodológico da Assembleia”, enfatiza.

A Assembleia Eclesial almeja responder à seguinte questão geradora: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia?

Acesse aqui o link da reunião:

Entenda o que é a fase de escuta

A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais. As inscrições podem ser feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na sua seção “ESCUTA”.

É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma. Os agentes de pastoral, padres, bispos, religiosos, diáconos, cristãos leigos e leigas poderão participar desse processo sinodal e apontar como acompanhar Jesus encarnado atualmente no meio do povo.

A Assembleia Eclesial do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) tem como lema: “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021. O evento acontecerá presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México. Outros lugares da América Latina e do Caribe a viverão de forma remota.