Pe. Rubens mar 29, 2019

Diocese de São Carlos pede ajuda para África

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Imagem: Divulgação

No dia 26 de março de 2019 Dom Paulo Cezar Costa e Dom Eduardo Malaspina assinaram uma carta aos padres da Diocese pedindo que as comunidades possam enviar recursos financeiros a partir das coletas do final de semana nas missas.

A iniciativa vem para somar na “Campanha SOS África” realizada pela Igreja Católica no Brasil através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em unidade com a Cáritas Brasileira conclama a sociedade brasileira, as dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e solidariedade em favor das pessoas atingidas por esta tragédia.

Centenas de milhares de pessoas foram afetadas pela passagem do ciclone Idai que devastou territórios inteiros na África do Sul, no último dia 14 de março. Moçambique, Zimbaué e Maláui foram os países mais atingidos pela catástrofe que já é a pior da história enfrentada pela população destes países.

Abaixo, na íntegra a carta de Dom Paulo Cezar e Dom Eduardo Malaspina.

Caros irmãos Sacerdotes, Diáconos, Leigos e Leigas

O sofrimento de nossos irmãos, vítimas do ciclone que atingiu o sudoeste da África, no dia 14 de março, toca o coração de Deus e precisa tocar também o nosso coração. Não podemos ficar indiferentes à trágica realidade de cerca de 1,7 milhões de pessoas que necessitam de ajuda urgente. Nossa Igreja no Brasil, atendendo ao apelo do Papa Francisco, está mobilizada para amparar esses irmãos com a Campanha de Solidariedade à África, coordenada pela Cáritas Brasileira.

Vivendo a espiritualidade do tempo quaresmal, que nos chama à conversão por meio das obras de misericórdia, nossa Diocese de São Carlos convoca todas as comunidades a realizar um gesto concreto de solidariedade, destinando a coleta de uma missa deste 4º Domingo da Quaresma, para ações de socorro imediato a esses nossos irmãos necessitados.

Ao sermos motivados por esse gesto concreto de solidariedade, poderemos viver mais intensamente este tempo de conversão quaresmal, e estaremos melhor preparados para celebrar a festa da Vida Nova na Páscoa do Senhor Ressuscitado.

Dom Paulo Cezar Costa

Bispo Diocesano de São Carlos

Dom Eduardo Malaspina

Bispo Auxiliar de São Carlos

P.S. O valor oferecido por nossos fiéis deverá ser enviado para a Cúria Diocesana, via boleto bancário, e todo o montante será remetido à Cáritas Brasileira.

Carta ajuda África