Pe. Rubens out 15, 2021

DIOCESE DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE MOMENTO HISTÓRICO DE ESCUTA PEDIDO PELO PAPA

DIOCESE DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE MOMENTO HISTÓRICO DE ESCUTA PEDIDO PELO PAPA

Da redação

A Diocese de São Carlos realiza nesta próxima quarta- feira, 20, a Missa de Abertura da fase de escuta Diocesana sobre o Sínodo dos Bispos. Este será o maior movimento de consulta democrática da história da Igreja Católica, o Sínodo, anunciado em maio deste ano, será realizado em três fases: diocesana, continental e universal. Este caminho sinodal terá a duração de três anos, tendo como tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A celebração que marcará o início deste processo na Diocese de São Carlos será presidida pelo Administrador Diocesano – Dom Eduardo Malaspina no Santuário São Pio x às 19h30. Em comunhão com a Igreja de Francisco, todas as Dioceses do mundo são motivadas a realizar esta abertura Sinodal.

Uma Comissão Diocesana para o Sínodo 2021-2023 está sendo constituída com a representatividade de todas as instâncias da Igreja presente na Diocese e terá como missão “promover a animação do processo sinodal, promover o envolvimento de todas as forças vivas da Diocese, promover experiências formativas sobre o tema do sínodo e organizar as atividades pré-sinodal”. Esta comissão será apresentada ao público, também, na quarta-feira.

Entenda o Sínodo

O Sínodo é a assembleia representativa dos Bispos que discute um assunto atual na Igreja. Através desta assembleia a Igreja revê posturas e adota novas ações capazes de corresponder às demandas evangelizadoras do seu tempo.

Entenda a fase Diocesana

Cada diocese enviará suas contribuições à Conferência Episcopal, que terá uma reunião de seus pastores para ouvir o que o Espírito suscitar. A síntese será enviada à Secretaria Geral do Sínodo. Também serão recebidas as contribuições dos dicastérios da Cúria, às Uniões dos Superiores e das Superioras Maiores, Uniões ou Federações de Vida Consagrada, Movimentos leigos internacionais, Universidades ou Faculdades de Teologia.

Tudo isso acontecerá antes de abril de 2022. A Secretaria Geral do Sínodo redigirá o primeiro Documento de Trabalho antes de setembro de 2022.

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.