Pe. Rubens dez 14, 2022

DIOCESE DE SÃO CARLOS CELEBRA O DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM AQUISIÇÃO DE UMA IMPRESSORA BRAILLE

DIOCESE DE SÃO CARLOS CELEBRA O DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM AQUISIÇÃO DE UMA IMPRESSORA BRAILLE

#paratodosverem: imagem de um papel com a escrita braille e sobre ele as mãos de uma pessoa. Na parte superior à direita o símbolo internacional de acessibilidade e o escrito “Pastoral da Inclusão”.

Neste dia 13 dezembro de 2022 em que comemoramos o dia da pessoa com deficiência visual, nossa diocese dá um passo fundamental de acessibilidade com a aquisição de uma impressora braille, fruto da campanha realizada entre nossas paróquias em 2021. Parte do valor arrecadado foi destinado à compra do equipamento e a outra está reservada para aquisição de folhas (de tipo diferenciado e com valores mais altos que a folhas habituais), de uma encadernadora, além das manutenções periódicas.

O equipamento encontra-se no vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, sob os cuidados de dois agentes da pastoral da inclusão, que são especialistas na área e se responsabilizarão pelas impressões a serem distribuídas para nossa diocese.

Segundo dados do IBGE de 2010 do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população.

No que tange o acesso à palavra de Deus, aos documentos da Igreja, nossos irmãos com deficiência visual têm uma limitação significativa, pois não encontram em Braille a Bíblia, livros de catequese, folhetos de missa, livretos de novenas, documentos oficiais diocesanos (Plano Pastoral, Plano Missionário, síntese da Campanha da Fraternidade), entre outros. Essa não é uma realidade apenas da nossa diocese, mas de toda a Igreja Católica.

O sistema Braille é a única forma de leitura e escrita das pessoas com deficiência visual. Embora hoje em dia existam materiais em áudio, a pessoa com deficiência visual quando em contato com o texto em braille, além de disponibilizar todas as informações do texto, bem como sua formatação e ortografia, melhora a sua compreensão, da mesma maneira que as pessoas videntes ao ter os dois recursos áudio-visual.

Saiba quais e como os materiais podem ser solicitados para as pessoas com deficiência visual, fiéis de nossa Igreja particular de São Carlos:
 Materiais para iniciação à vida cristã;
 Materiais para reuniões, eventos, retiros, formações;
 Panfletos, livretos, documentos produzidos pela diocese (encontros bíblicos, novena de natal, plano diocesano de pastoral, entre outros)
 Folhetos de missa;
 Dentre outros.

Os materiais que normalmente já são distribuídos em nossa diocese com um valor monetário, também serão cobrados, em braille, com valores proporcionais. Para os demais, será custeado apenas o envio pelo correio. Esses valores arrecadados serão direcionados também para aquisição de folhas, materiais de encadernação e manutenções da impressora.
Para solicitar, basta preencher o formulário abaixo com, seguindo as orientações descritas nele: https://forms.gle/BqWQ2tpT6XHcRH2J9

Agradecemos a todas as paróquias que colaboraram nesta campanha e possibilitaram a realização desta ação ímpar de inclusão em nossa Igreja particular!!

Maiores informações: e-mail: impressaobraillesc@gmail.com

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.