Diocese São Carlos jul 20, 2018

Diocese celebra aniversário natalício de Dom Paulo Cezar Costa

Da redação,

Com alegria e um grande sentimento de gratidão, a Diocese celebra, nesta sexta-feira, 20 de julho, o aniversário natalício de nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.

Celebrar a vida de Dom Paulo Cezar, é o momento propício de agradecermos ao nosso Deus, por toda a sua vida dedicada a construção do Reino de Deus.

Para marcar esse dia tão especial em sua vida, Dom Paulo Cezar, celebrará a Missa em ação de graças por seu aniversário, hoje (20 de julho), às 12h na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos.

Conheça mais sobre Dom Paulo Cezar

Nascido na cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 20 de julho de 1967, filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral.

Foi ordenado Presbítero no dia 05 de dezembro de 1992. Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo sido ordenado bispo no dia 5 de fevereiro de 2011, na Catedral do Rio, pelas mãos do arcebispo Dom Orani João Tempesta. Escolheu como lema episcopal: “Tudo suporto pelos eleitos”.

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001).

Professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Professor e Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, Professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Na área acadêmica possui experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: Cristologia, Patrologia e Trindade.

Como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio atuou como animador da Pastoral Universitária, como Bispo da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, das Missões, da Academia Fides et Ratio e do Centro Cultural Dom Eugenio de Araujo Sales.

No Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi eleito bispo referencial da Pastoral Universitária e da Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. É, também, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé na CNBB.

Na Jornada Mundial da Juventude em 2013 foi o grande articulador, responsável por todo evento no Rio de Janeiro.